Quem faz compras online sabe: se o produto veio com defeito, diferente do que foi pedido ou simplesmente se o cliente se arrepender da compra, o produto pode ser devolvido gratuitamente ao vendedor.
E a maioria das empresas que vendem online usam os Correios para fazer esse serviço que se chama Logística Reversa, uma modalidade de envio de documentos ou mercadorias em devolução sem ônus ao remetente. Nesses casos, o vendedor, que normalmente tem contrato com os Correios, arca com os custos de envio. A mesma lógica se aplica aos envios de produtos com defeito.
Conheça os 4 tipos de logística reversa e saiba como solicitá-la
É o caso de Fernanda Sena, dona de uma loja de artigos para bebês de São Luís (MA). Ela vende online e já precisou receber de volta uma peça que não estava no tamanho certo. “Foi um processo bem tranquilo, expliquei para a cliente o procedimento e fiz a troca utilizando os Correios”, explica ela. O custo da operação aumentou. Mesmo assim, a lojista considera que valeu a pena. “A gente consegue a satisfação do cliente”, completou Fernanda.
A jornalista Lorena Ribeiro, também de São Luís (MA), é assídua compradora de lojas de e-commerce e já perdeu as contas de quantas vezes utilizou o serviço de logística reversa dos Correios: “Sempre faço compras pela internet pela praticidade de receber em casa e pelos preços, já que pesquiso bastante. Quando algo não me serve ou apresenta avarias, sempre faço uso da logística reversa. É bem rápido o processo, inclusive”, comenta a consumidora.
Sustentabilidade – Engana-se quem pensa que a logística reversa serve apenas para devoluções entre cliente e fornecedor. Cada vez mais as empresas estão utilizando o serviço para evitar que resíduos sólidos sejam despejados nos lixões e aterros que ainda existem no país.
Um exemplo é a iniciativa de uma fabricante de esponjas para limpeza que recebe de volta as esponjas usadas para transformar em outros produtos como cestos, baldes e vasos.
O processo depende de uma pessoa ou empresa que se responsabiliza em liderar um grupo de arrecadação. Essa pessoa se inscreve pela internet e instala um ponto de coleta em seu condomínio, empresa, escola, associação ou escritório e junta pelo menos 2kg de esponjas usadas, que podem ser de qualquer marca. Depois, é só acondicioná-las numa caixa, colar uma etiqueta de postagem pré-paga e fazer a postagem gratuitamente nos Correios.
Desde 2010, já foram coletadas mais de 1,3 milhão de unidades de esponjas, gerando uma receita de cerca de R$ 34 mil, revertidos em doações para entidades sem fins lucrativos ou escolas.
Tudo isso foi possível por meio da parceria da TerraCycle, empresa presente em 21 países especializada em logística reversa para fins sustentáveis, com os Correios. “Optamos por escolher os Correios como operador logístico para a maioria dos programas da unidade de negócio de programas de reciclagem devido à sua capilaridade no Brasil e a estrutura do seu sistema de logística reversa”, destaca a gerente de Operações da TerraCycle no Brasil, Mariane Marcheti.
Além do programa de coleta de esponjas, a TerraCycle mantém sistemas semelhantes para reciclagem de embalagens de perfumes e cosméticos, salgadinhos, pastas de dente e até filtros de cigarro e chicletes pós-consumo. “Nossa ideia é eliminar a ideia de lixo com uma vertente social”, acrescenta Mariane Marcheti.
“Valorizamos muito essa parceria com os Correios e acreditamos que ela pode render ainda mais diante do cenário atual do Brasil que tem focado no desenvolvimento e implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos através de sistemas de logística reversa”, completa a gerente de Operações da TerraCycle.
Novos negócios – Nesse contexto, o potencial de crescimento do serviço de Logística Reversa acompanha o crescimento da consciência ambiental no Brasil e no mundo. É no que acredita o superintendente estadual dos Correios no Maranhão, Ricardo Melo Sousa Barroso: “A gente percebe cada vez mais empresas e pessoas físicas interessadas em produzir o mínimo de resíduos e os Correios colocam o serviço de Logística Reversa como um parceiro para atender esses anseios que só crescem”, explica o representante dos Correios no Maranhão.