Os Correios vêm a público esclarecer informações sobre sua participação na COP30, que ocorre até 21/11, em Belém (PA).

Como operador logístico estratégico do evento, a estatal está prestando serviços especializados às organizações participantes da conferência. Todas as parcerias firmadas entre os Correios e outros fornecedores são necessárias para viabilizar a prestação dos serviços e o cumprimento dos contratos, ou seja, o transporte nacional e internacional de cargas, bem como a gestão integrada das operações logísticas, incluindo armazenagem, desembaraço aduaneiro e entrega local.

Importante destacar que os recursos previstos nesses contratos poderão ou não ser executados em sua totalidade. Os valores serão pagos somente após a efetiva prestação dos serviços, que decorrem de demandas comerciais de clientes no Brasil e no exterior.

Os Correios coordenam todo o fluxo logístico de cargas da conferência, liderando a movimentação e entrega de remessas internacionais provenientes da Europa, África, Ásia e América do Norte, desde o país de origem até o Parque da Cidade, em Belém.

Entre as entregas, estão equipamentos da ONU vindos de Bonn (Alemanha), materiais para pavilhões de países como China, Japão, Indonésia e Portugal, além de um hospital de campanha completo do Ministério da Saúde, transportado do Rio Grande do Sul para apoiar ações de saúde no evento. Pelo modal aéreo, a estatal trouxe equipamentos de apoio de Viracopos (Campinas) para Belém, garantindo pronta resposta a emergências.

Com tarifas competitivas e estrutura completa para exportação e reexportação, a operação já movimentou mais de 30 toneladas de carga, configurando um caso de sucesso sob a ótica de negócios e rentabilidade.

Quanto aos custos, a estatal contratou serviços de hospedagem para acomodar representantes da empresa que estão se reservando na execução das atividades previstas no evento, considerando os preços praticados na capital paraense durante a cúpula, conforme divulgado pela mídia.

A participação dos Correios na maior conferência global sobre mudanças climáticas integra a estratégia de reposicionamento da empresa no mercado e o fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais.