Série celebra saberes, tecnologias e práticas brasileiras para a construção de um futuro sustentável
Belém, 13/11/2025 — Os Correios lançaram, na manhã desta quinta-feira (13), a emissão postal especial “COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima”, no auditório Cumaru do Pavilhão Brasil (Blue Zone) no evento, em Belém/PA. A cerimônia foi conduzida pelo diretor de Negócios dos Correios, Hilton Rogério Cardoso.
Participaram da solenidade o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco; o coordenador de Parcerias da Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP), Mauro O’de Almeida; a coordenadora de Cooperação da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Telma Teixeira; e Mari Carvalho, também da SECOP, que desenvolveu as ilustrações.

A emissão é composta por uma série de cinco selos que traduz, em linguagem visual, o compromisso do Brasil com a transição ecológica justa. Cada selo representa um eixo temático: Laboratório Ancestral, Inovação Ribeirinha, Mutirão Global, Ventos que Semeiam e Justiça Climática Urbana. As ilustrações combinam técnicas artesanais e digitais para retratar a diversidade de saberes, tecnologias e práticas territoriais brasileiras voltadas à sustentabilidade.
Segundo Cardoso, com estes selos, os Correios retratam as questões centrais que estão sendo discutidas na COP30. “Os selos eternizam momentos que marcam a história das pessoas. Com essa emissão, que faz referência aos conhecimentos ancestrais, dos povos originários, a empresa vai registrar a realização da primeira COP no Brasil, na Amazônia. Os Correios vão levar, para todo país e para o mundo, uma lembrança desse evento tão importante”, afirmou.

Um dos convidados para a obliteração, Capobianco parabenizou a estatal e a ilustradora pela iniciativa. “Eu fico muito feliz por termos essa homenagem, que todas as pessoas vão poder usar esses selos e lembrar desse evento, que é muito marcante, que foi um grande gol para o Brasil, para o povo paraense e para o povo de Belém”, finalizou.
Na quarta-feira (12), em passagem pela agência dos Correios, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, recebeu uma pasta com os selos e o edital de lançamento. O chefe da pasta destacou o papel da emissão como marco da Conferência, e a atuação dos Correios na COP30 e sua capacidade logística. “Esses selos marcam a importância desse evento para o Brasil e para a comunidade internacional”, disse.

Os ministros da Cultura, Margareth Menezes, e do Turismo, Celso Sabino, também receberam pastas com as emissões.

Filatelia e sustentabilidade
Além da série especial da COP30, os Correios também lançaram, durante a Conferência, as emissões dedicadas à Itaipu Binacional e ao Instituto Terra, ambas celebrando iniciativas de preservação ambiental e produção sustentável. No estande da estatal, o público pode conhecer as peças e enviar cartões-postais temáticos, reforçando a tradição da correspondência e a experiência simbólica de levar mensagens da Amazônia para o mundo.
Os selos da Emissão Postal Especial COP30 estarão disponíveis para compra no site dos Correios (www.correios.com.br) e nas principais agências do país.