Estatal doará 1 tonelada de itens de informática para reutilização em projetos sociais
Brasília, 14/10/2025 – Nesta terça-feira (14), os Correios e o Ministério das Comunicações (MCom) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para formalizar a colaboração da estatal na doação de equipamentos de informática, que serão recondicionados e reutilizados em escolas, telecentros e projetos sociais. A iniciativa, alinhada às metas de sustentabilidade da COP30, visa fortalecer o Programa Computadores para Inclusão e conta com o apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) e de outras instituições públicas e privadas que se unem em um mutirão nacional pelo uso consciente da tecnologia.
A assinatura do acordo, realizada em Brasília (DF), foi conduzida pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e contou com a participação da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli. Também estiveram presentes na agenda a presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, o diretor de Negócios, Governos e Mercados do Serpro, André Agatte, o presidente da Telebras, André Magalhães, a coordenadora de Mobilização da COP30, Luciana Abade, o secretário Nacional de Telecomunicações, Hermano Tercius, a secretária-executiva do MCom, Sonia Faustino, e a ministra das Comunicações da Colômbia, Karina Lucia.
O Mutirão de Sustentabilidade e Inclusão Digital integra o conjunto de ações preparatórias nacionais para a COP30, com o objetivo de fortalecer a agenda brasileira de transformação digital sustentável, focando na redução do impacto ambiental do lixo eletrônico, na inclusão digital e no fortalecimento de políticas de economia circular.

O ministro Frederico de Siqueira Filho destacou a importância da ação conjunta entre as instituições para ampliar o tratamento de resíduos eletrônicos no país e promover a inclusão digital, ressaltando os Correios como parceiro estratégico. “Pelo parque tecnológico que os Correios possuem, diante do processo de modernização que está sendo realizado na empresa, projetamos que a estatal terá muito a colaborar com o projeto”, afirmou.
Os Correios, que estão investindo em sua transformação digital, têm acelerado a renovação e as alienações da sua infraestrutura tecnológica. Ainda assim, a estatal pretende destinar 1 tonelada de equipamentos eletrônicos e de informática – computadores, impressoras, periféricos, leitores digitais – ao Programa Computadores para Inclusão. A empresa também estuda ampliar a parceria com o ministério para apoiar na captação e transporte dos itens doados aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) instalados no país. Os CRCs oferecem atividades gratuitas de capacitação e aprendizado em reparo de computadores, sendo também uma oportunidade para jovens e adultos acessarem cursos de tecnologia, promovendo educação, cidadania e inclusão.
Durante o evento, foi lançada a Cartilha de Boas Práticas para o Descarte de Resíduos, material educativo que orienta gestores, catadores e cidadãos sobre a destinação ambientalmente adequada de resíduos eletroeletrônicos, além do Desafio Sumaúma Digital, cuja meta é arrecadar 200 toneladas de resíduos eletrônicos em 30 dias. Os Correios receberam uma placa como apoiadores do desafio.

Correios na COP-30 – Como operadores logísticos estratégicos do maior evento global sobre mudanças climáticas, os Correios estão atuando no transporte internacional e na gestão integrada das operações logísticas da COP-30, incluindo armazenagem, desembaraço aduaneiro e entrega no local — tudo com excelência e responsabilidade socioambiental.
A empresa está concluindo a entrega de quase 5 toneladas de carga diplomática em Belém (PA). O material da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC) tem origem da cidade de Bonn, na Alemanha, com destino à Zona Azul do Parque da Cidade, na capital paraense.
Com a iniciativa, a estatal reforça sua posição como um agente ativo na agenda climática mundial e fortalece seu compromisso com a sustentabilidade, em consonância com seu Plano Estratégico 2025-2029 e os princípios da sua Política de Sustentabilidade Empresarial.
Com informações do Ministério das Comunicações.