Equipamentos e materiais da UNFCCC vão apoiar a realização da conferência
A primeira etapa do transporte internacional de itens da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC) foi concluída em operação logística 100% eficiente, realizada pelos Correios. Com uma tonelada, a primeira remessa foi entregue na Zona Azul do Parque da Cidade nesta quarta-feira (8); já a segunda tem cerca de 4 toneladas e chega a Belém nos próximos dias, completando a operação. Ambas devem retornar para a cidade de Bonn, na Alemanha, a partir de 24 de novembro de 2025. São equipamentos e materiais que vão apoiar a realização da conferência.
A atuação dos Correios contempla desde o transporte internacional até a gestão integrada das operações logísticas do evento, incluindo armazenagem, desembaraço aduaneiro e entrega no local — tudo com excelência e responsabilidade socioambiental. Com a iniciativa, a estatal reforça sua posição como um agente ativo na agenda climática global e fortalece seu compromisso com a sustentabilidade, em consonância com o Plano Estratégico 2025-2029 e os princípios da Política de Sustentabilidade Empresarial da empresa.
O Acordo de Cooperação Internacional, que oficializa a atuação dos Correios como operador logístico estratégico da COP30, foi assinado com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) em 1º de julho de 2025. O pacto representa um marco no fortalecimento do compromisso da estatal com a sustentabilidade, além de abrir portas para novas oportunidades de negócios e geração de receitas para a empresa. Consolida, ainda, a marca Correios no cenário internacional como referência em soluções logísticas sustentáveis e eficientes.

Destaque global – A 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) ocorre na cidade de Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) estimam um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias do evento. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada “família COP”, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.
Os principais temas a serem discutidos incluem: a redução de emissões de gases de efeito estufa; a adaptação às mudanças climáticas; o financiamento climático para países em desenvolvimento; as tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; a preservação de florestas e biodiversidade; e a Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.