Datas e acontecimentos importantes merecem ser eternizados. Por meio de selos personalizados é possível deixar marcados, na história e na memória, fatos como inaugurações, lançamentos de produtos, campanhas, conquistas de títulos e prêmios, cidades e instituições. Outras ocasiões especiais como aniversários, casamentos, batizados e formaturas, por exemplo, também podem ser tema de um selo personalizado. Para confeccionar uma peça filatélica única e customizada, basta ir a uma agência dos Correios.

Os Correios começaram a confeccionar selos personalizados no ano 2000, na ocasião das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Durante a exposição Luso Brasileira que ocorreu em Salvador, na Bahia, foram produzidos, no stand dos Correios, selos que continham de um lado a imagem dos 500 Anos do Descobrimento e do outro a imagem do cliente, fotografada na hora. 

Atualmente os Correios produzem cerca de 50 mil selos personalizados por mês. Fica a critério do cliente como utilizar a sua peça filatélica. Além da aplicação em correspondências, que podem circular em todo o país e também no exterior, o cliente pode, ainda, presentear seus convidados em eventos, utilizá-la em diferentes mídias para fortalecer a sua marca, colecionar ou simplesmente guardar de lembrança. Com selos personalizados, pessoas e instituições registram feitos importantes, transmitem imagens, ideias e valores de forma singular e original.

Satisfação

São muitas histórias interessantes e especiais que motivam a produção de selos personalizados. Uma cliente de São Paulo, por exemplo, comemorou a gravidez personalizando um selo com a imagem do ultrassom da filha ainda no ventre. Como presente de Natal, um cliente produziu um selo com uma árvore natalina decorada com os rostos dos seus familiares.

Para fortalecer ainda mais seus vínculos e ideais, os clubes adventistas Desbravadores e Aventureiros para a América do Sul escolheram os selos personalizados como ferramenta de comunicação e divulgação de suas atividades. Os grupos reúnem jovens e crianças com objetivo de desenvolver seus talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. As agremiações, que possuem unidades atuando em todo o país, já lançaram 12 estampas alusivas a datas e eventos importantes e pretendem emitir mais 90 selos ainda em 2019.

Para Samuel Willian de Paula, apoiador dos clubes, os selos são utilizados para disseminar os projetos e campanhas desenvolvidos por eles. “Conseguimos divulgar e eternizar nossos eventos através do selo personalizado, atributos nem sempre encontrados em outros produtos. Conseguimos uma notoriedade, em função do quanto os Correios são conhecidos. A área da filatelia é o campo ideal para isso”, comenta.

Várias instituições também recorrem a emissões postais personalizadas para celebrar datas comemorativas. Recentemente, os 50 anos da reinstalação da Justiça Federal em Sergipe (JFSE) foram marcados pelo lançamento de dois selos personalizados, durante cerimônia que contou com a participação de juízes, servidores, autoridades convidadas e representantes dos Correios.

“Os selos marcaram de forma significativa esse momento tão importante para todos que fazem parte desta Seção Judiciária. Todos os magistrados e servidores receberam um exemplar de cada selo. Ficamos muito felizes e satisfeitos com a aquisição”, relata o juiz federal Marcos Antônio Garapa de Carvalho, ex-diretor do Foro da Justiça Federal em Sergipe.

Como solicitar

A emissão de um selo personalizado pode ser feita tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Basta o cliente ir a uma agência dos Correios, preencher e assinar o termo de solicitação do serviço e entregar a arte (foto, logomarca, montagem) que comporá a peça. O cliente pode optar ainda por emissões com vinheta. Uma delas traz a imagem da Bandeira Nacional decorada com as flores do ipê amarelo.

Os selos, que possuem versão adesivo ou gomado, são impressos pela Casa da Moeda do Brasil e ficam prontos em até 10 dias úteis. O preço de uma folha com 12 selos personalizados varia entre R$ 31,80 a R$ 45,80, a depender da quantidade de folhas solicitadas e da aplicação da vinheta. O cliente recebe os selos em seu endereço.