Este é o quinto armário inteligente inaugurado no Rio Grande do Sul e o primeiro na região da serra gaúcha

O primeiro locker dos Correios na região da serra gaúcha foi instalado esta semana, em Caxias do Sul/RS. O armário inteligente está disponível para a retirada e devolução de encomendas no campus-sede da UCS (rua Francisco Getúlio Vargas, 1130) todos os dias da semana, das 7h às 22h.

O locker é um terminal de autoatendimento que oferece ao cliente dos Correios mais uma opção de envio e retirada de encomendas, sem custo. Com ele, é possível retirar encomendas de maneira conveniente e prática ou fazer devoluções, por meio da logística reversa. O Rio Grande do Sul ainda conta com armários inteligentes dos Correios instalados em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo.

Atualmente, a estatal conta com 195 terminais ativos para envio e retirada de encomendas nos estados de GO, MG, PB, RJ, SP e DF. O objetivo é expandir a tecnologia para os demais estados, oferecendo novas possibilidades para simplificar o dia a dia da população.

Como utilizar – Para retirar uma encomenda no locker, o comprador deve informar, na loja virtual, o CEP do locker no endereço de entrega, lembrando de inserir o número do CPF/CNPJ no campo de “complemento do endereço”. Para encontrar o endereço e CEP do locker de interesse, basta consultar o serviço “Busca CEP”, no site ou aplicativo, usando o termo “LCK” e o nome da cidade. No caso do locker de Caxias do Sul, o CEP é 95070-989. O usuário pode acompanhar toda a movimentação da sua encomenda pelo aplicativo Correios.

Assim que a encomenda chegar ao locker, o destinatário receberá um SMS, e-mail ou uma notificação pelo aplicativo dos Correios, com o código de acesso. O cliente tem três dias para fazer a retirada do objeto. Para isso, basta apresentar o código recebido ao terminal, quando então o armário libera o acesso ao compartimento onde está a encomenda.

O procedimento para devolver um objeto usando o Locker Correios é quase o mesmo para realizar o serviço em uma agência. Para isso, basta entrar em contato com a loja ou vendedor para comunicar a intenção de devolver a encomenda, aguardar o e-ticket ou código do objeto de devolução e embalar o pacote com o código visível e anexar a declaração de conteúdo à caixa. No locker, é só selecionar a opção “envio”, inserir o código e depositar o pacote na porta aberta e fechá-la. Pronto! Um e-mail será enviado ao cliente confirmando o depósito. A confirmação da postagem chegará por e-mail em até um dia depois do depósito no locker.

Para conhecer mais sobre o serviço e outras informações, acesse o site dos Correios.