Avaliação dos clientes em relação ao atendimento nas agências subiu de 8,7 em 2022 para 9,3 em 2024; indicador de lealdade mais que dobrou

Os Correios registraram, em 2023, aumento na pontuação dos índices de satisfação e recomendação baseados em pesquisas com clientes, em comparação a 2022. Até agosto deste ano, os dados também já indicam uma evolução da satisfação, com uma nota média acumulada de 9,3. 

O resultado aponta crescimento das avaliações positivas dos clientes em relação ao atendimento nas agências, o que indica satisfação com a atenção da estatal no canal físico. Em 2022, a avaliação do atendimento apontou uma nota média de satisfação de 8,7 (em uma escala de 0 a 10). Em 2023, a nota média subiu para 9,1, representando um crescimento de 4,6%. Os dados foram apurados após atendimentos realizados em mais de 10 mil agências da estatal ao longo do ano, em consulta tanto a pessoas físicas quanto jurídicas. 

Esses resultados refletem a dedicação e o compromisso da atual gestão dos Correios com o aprimoramento dos serviços e com a experiência dos clientes nas interfaces e interações físicas e digitais. Também houve avanço no grau de lealdade e recomendação, ou seja, o quanto os clientes recomendariam os Correios para amigos ou familiares. Em 2023, a empresa mais que dobrou a pontuação nesse indicador em comparação a 2022 e, neste ano, até agosto, segue registrando evolução.

“Estamos presentes em todo o país e comprometidos com a missão de fortalecer esta empresa pública tão importante para as brasileiras e brasileiros. Mais do que nunca os Correios têm trabalhado para levar serviços cada vez melhores para os clientes e promover inclusão e cidadania”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacando que em 2023 a estatal reformou 400 agências em todo o Brasil e que, em 2023 e 2024, está investindo R$ 580 milhões em obras.

A avaliação do atendimento segue a Lei 13.460/2017, que trata da participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados pela administração pública. Para mais informações, acesse o site dos Correios.

Resposta ágil e conclusiva – A avaliação dos Correios está evoluindo em sites importantes que mensuram o respaldo dos clientes e consumidores sobre empresas e instituições. No site Reclame Aqui, maior plataforma de pesquisa, reputação e confiança da América Latina, a estatal, que até 2022 tinha o histórico considerado “Ruim”, atualmente tem a reputação “Bom”, que compreende a nota 7,6 – referente aos últimos 12 meses – numa escala até 10. 

Esse avanço e reconhecimento resultaram na indicação dos Correios ao Prêmio Reclame Aqui na Categoria Logística e Transporte – Grandes Operações. A votação ocorre até 31/10/2024, com os vencedores sendo divulgados em dezembro deste ano.

 No site consumidor.gov.br, gerenciado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, os Correios alcançam o índice de solução de 76,1%. A ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada. A empresa está atuando para ultrapassar o patamar de 80% de resolutividade. Os bons índices de satisfação nesses canais são inéditos para os Correios, que têm investido na sua capacidade de resposta para agregar ainda mais valor à experiência dos clientes.