O evento comemora os 190 anos das relações diplomáticas entre Brasil e México

Brasília – O Museu Correios promoveu, nessa quarta-feira (25), em Brasília (DF), a 1ª Bienal Internacional de Arte Postal – Brasil/México, evento que se destaca não apenas por sua proposta artística, mas também pela importância simbólica entre os dois países. Na cerimônia, também foi inaugurada uma exposição e lançado selo institucional em homenagem ao evento. Estiveram presentes a presidente em exercício dos Correios, Juliana Picoli Agatte; o embaixador da Costa Rica, Norman Lizano; o embaixador da Hungria, Niklos Hamai; o presidente do Sindicato Nacional do Artistas Plásticos (SINAP-ESP), Paco de Assis; o professor doutor Oscar D’Ambrosio; além de autoridades e convidados.

A iniciativa celebra os 190 anos de relações diplomáticas entre Brasil e México, promovendo a solidariedade entre países e artistas. A ideia surgiu em resposta ao sucesso de eventos de arte anteriormente organizados no Chile, Costa Rica, República Dominicana e Brasil, reforçando a missão da Associação Internacional de Artistas Plásticos (AIAP) de promover a cooperação cultural e fortalecer a atividade dos artistas em diversos contextos. Os participantes da Bienal incluem artistas dos Comitês Nacionais de vários países da América Latina, como Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica e Venezuela, entre outros.

Durante a cerimônia, o prof. Dr. Oscar D’Ambrosio, proferiu a palestra com o tema “O olhar do Curador”. Em seguida, os convidados acompanharam o lançamento filatélico. A presidente em exercício dos Correios, Juliana Picoli Agatte, destacou a importância do evento e do selo lançado, que teve a arte desenvolvida pela (SINAP-ESP). “É uma honra para nós dos Correios abrigarmos a 1ª Bienal de Arte Postal da América Latina, Caribe e Mundo Unido, por meio do lançamento de selo institucional. Essa ação artística pela paz, que consolida laços de amizade, solidariedade e empatia entre diferentes culturas. Que esse selo da primeira bienal possa nos unir ainda mais em torno de um propósito maior: incluir e oferecer cultura e serviço público de qualidade para nossa população”, finalizou.

Após a cerimônia, as autoridades e o público presente puderam visitar a exposição “Primeira Bienal Internacional de Arte Postal”, localizada no 2º andar do Museu Correios. A mostra ficará aberta para visitação até o dia 10/11.

A Primeira Bienal Internacional de Arte Postal faz parte da programação especial do Museu Correios durante a 18ª Primavera dos Museus. A Bienal é uma oportunidade única para artistas e espectadores se conectarem, refletindo sobre temas contemporâneos e a importância da troca cultural. Iniciativas como essa reafirmam o papel da arte como um elo entre nações e culturas, promovendo diálogos significativos e uma compreensão mais profunda das diversas realidades que compõem nossa sociedade.

Primavera dos Museus – Até esta sexta-feira (27), 930 espaços e centros culturais em todo o país promovem uma agenda especial e diversificada para celebrar a 18ª Primavera dos Museus, que é realizada todo ano no início da estação homônima. A abertura da temporada cultural no Museu Correios teve a participação da presidente em exercício da estatal, Juliana Picoli Agatte, e de representantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão que promove o evento anual.

A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus, com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de atrair, aumentar o público visitante e estreitar a relação desses espaços com a sociedade. Definido por meio de uma consulta às instituições participantes, o tema da temporada deste ano é “Museus, acessibilidade e inclusão”. O título reforça o papel dos museus na promoção do acesso, contemplando as distintas condições físicas, sensoriais ou cognitivas dos diversos públicos. 

A presidente dos Correios em exercício, Juliana Picoli Agatte, ressaltou a importância e o papel da empresa nessa discussão. “O tema deste ano da Primavera dos Museus lança luz sobre o papel dos espaços culturais na promoção do acesso a todos os seus públicos. E nada mais simbólico e representativo do que a participação dos Correios nessa semana especial, uma empresa que se orgulha de exercer o papel de fomentador da cultura nacional, aproximando e conectando os brasileiros com a beleza e diversidade do país, sempre desempenhando políticas de reflexões sobre a acessibilidade e a inclusão social. Reforçando essa política, o Museu Correios e as unidades culturais da empresa desempenham hoje um papel essencial na promoção da cultura e da arte, com uma programação ampla e diversa voltada para todos os públicos durante todo o ano”, afirmou. 

Durante o evento, houve a apresentação do grupo Mulheres Seguras, projeto que oferece uma vivência de pesquisa do movimento para todos os corpos, criando possibilidades através da dança, buscando autoconhecimento, aumento da autoestima e a feminilidade, por meio de rodas de conversa, abordagem de experiência vividas e uma mentoria especializada.

Toda a programação do Museu Correios na 18ª Primavera dos Museus 2024 pode ser conferida no site

Museu Correios  

Endereço: Setor Comercial Sul Q. 4 Edifício Apollo SCS – Asa Sul, Brasília – DF, 70304-915

Horários: terça a sexta-feira, de 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, de 13h às 17h

Contato: (61) 2141-9276; museu@correios.com.br  

Entrada gratuita / Classificação livre

Mais informações, acesse a página.