Nessa quarta-feira (28), os Correios lançaram o selo personalizado que celebra os 25 anos do Ministério da Defesa, durante a solenidade comemorativa à data realizada em Brasília. O presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, conduziu a cerimônia de lançamento filatélico, com obliterações realizadas pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Na cerimônia, o presidente Lula destacou as entregas da pasta e das Forças Armadas. “Quando o Ministério da Defesa foi criado, em 1999, vivíamos ainda um período de fortalecimento da nossa democracia. A integração das Forças possibilitou a formalização de uma política nacional de defesa. Integração que respeita a cultura de cada uma e que simboliza uma visão estratégica sintetizando as visões militares unidas ao componente civil como complemento harmônico que fortalece a nossa democracia. Esse ministério simboliza os esforços da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para garantir não apenas a defesa do Brasil, mas também para contribuir significativamente em áreas fundamentais para o desenvolvimento do nosso país”.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participaram do lançamento do selo que comemora os 25 anos do Ministério da Defesa.
Foto: Ricardo Stuckert/PR.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, lembrou a importância do selo, que pode ser usado para informar os cidadãos sobre os principais acontecimentos históricos do país, bem como difundir a cultura brasileira pelo mundo. “Com essa emissão, reafirmamos o papel institucional dos Correios como responsáveis pelo registro da história nacional, destacando a importância do Ministério da Defesa para nossa sociedade, no sentido de guardar e proteger a nossa nação”, afirmou.

Ele ainda destacou o momento especial vivido pelo Brasil este ano, quando foi fundamental a união de forças para atuar diante das dificuldades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul. “Tivemos em nossas unidades a valorosa contribuição do Ministério da Defesa, por meio do exército brasileiro, triando e empacotando donativos. Além disso, atuamos em parceria com a Força Aérea Brasileira para fazer a solidariedade do todo o país chegar até a população gaúcha”.

Durante a solenidade, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anunciou oficialmente o início do alistamento militar feminino voluntário. Esta iniciativa representa um marco histórico para as Forças Armadas, promovendo a inclusão e a igualdade de gênero no serviço militar.

A cerimônia também homenageou 246 personalidades civis e militares, bem como três instituições militares, com a Ordem do Mérito da Defesa. Essas honrarias reconhecem as contribuições significativas para a defesa e a segurança nacional.

A data oficial de criação do Ministério da Defesa é 10 de junho, mas as comemorações dos 25 anos da instituição se estenderão ao longo do ano, destacando a importância das Forças Armadas na proteção e defesa do Brasil.

Sobre o selo – O peça filatélica é composta pela marca comemorativa MD 25 anos, com traços que remetem à bandeira nacional e a um soldado em posição de continência, além da frase “Integrando Forças pelo País”.

Com informações do Ministério da Defesa.