Entre as diversas obras, pinturas, fotografias e esculturas convidam o público a reflexões sobre o mundo

Niterói/RJ – Quatro exposições gratuitas estão em cartaz no Espaço Cultural Correios Niterói, neste mês de julho. Com entrada gratuita e programações até 10 de agosto, as mostras também apresentam trabalhos de Rose Aguiar, Ricardo Ferreira e Hilton Ferrer. A classificação é livre.

Pele: os manuscritos do Mar Morto na gênese da linguagem de Walter Goldfarb: a exposição celebra os 30 anos de carreira do artista plástico carioca Walter Goldfarb, além de marcar os 10 anos de existência do ECC Niterói e os 110 anos de fundação do Palácio dos Correios – prédio em estilo eclético, tombado como patrimônio histórico. A seleção foi realizada pelo próprio artista, partindo de seu olhar sobre a coexistência entre os povos, com peças fundamentais para o desenvolvimento da linguagem visual que atravessa a sua produção até os dias atuais. Consagrado por sua linguagem autêntica, Goldfarb é um alquimista que mescla dois processos geralmente antagônicos na produção contemporânea: o fazer artesanal no exercício diário de ateliê, nos moldes dos mestres da Renascença e dos tecelões da Idade Média; e o das vanguardas contemporâneas (de 11 de maio a 27 de julho).

Ela e Eu III, da série Iluminuras – Goldfarb, 1995/Foto: Jaime Acioli

Estranhamento: a artista Rose Aguiar observa, detalhadamente, a luz sobre o mundo. Por meio de fotografias, capta reflexos diversos sobre modulações da água, momentos em que são construídas formas imprecisas que logo se esvaem. Não há inflexões bruscas, mas formas rítmicas na medida em que as tonalidades mudam e fazem com que cada obra adquira uma beleza singular. Sua produção é o resultado de um olhar apurado sobre acontecimentos do cotidiano e captura com precisão esses pequenos ritmos passageiros da natureza (8 de junho a 27 de julho).

Foto: Rose Aguiar

Cidades Imaginárias: a exposição de Ricardo Ferreira convida o público a mergulhar na essência do Brasil. A tridimensionalidade das telas do artista se apresenta ao espectador por diversos ângulos, acompanhado pelas formas pictóricas geométricas, que remetem a edificações que irão construir as cidades imaginárias. Tais cidades são apresentadas por meio da arte, fazendo uma crítica a nossa condição no planeta Terra. As obras apresentam um ritmo e movimento, assim como uma cidade (29 de junho a 10 de agosto).

Fios de Ariadne: Hilton Ferrerfaz uma viagem visual pelas complexidades e interconexões da vida contemporânea, por meio de esculturas produzidas com uma técnica original para tecer narrativas visuais que remetem ao mito grego de Ariadne. Cada obra do artista plástico é um convite à reflexão sobre os caminhos que trilhamos, explorando temas como a busca por identidade, resiliência, transformação e o sentido da vida. Ferrer utiliza fios de arame e cria intrincadas esculturas que retratam mulheres em formas sinuosas, ora como heroínas, ora mitológicas, sempre corajosas (8 de julho a 10 de agosto).

Mirando no Céu / Foto: Correios

Sobre o Espaço Cultural Correios Niterói – O Palácio dos Correios de Niterói foi inaugurado em 1914 para abrigar a sede regional dos Correios na então capital do estado do Rio de Janeiro. Tombado como patrimônio histórico em 1990, o prédio passou por reformar entre 2011 e 2014, quando foi reinaugurado e passou a funcionar como Espaço Cultural.

O primeiro pavimento da edificação conta com duas salas de exposição e uma sala para oficinas. No segundo, há mais quatro salas de exposição, uma sala histórica e um auditório que possibilita a realização de eventos de música, humanidades, audiovisual e seminários. A sala histórica foi completamente restaurada com os detalhes originais. Várias camadas de tinta foram retiradas até se chegar às cores e desenhos originais que ornamentam as paredes e o teto. As portas e o piso madeira são originais. Nessa sala estão expostas duas plantas arquitetônicas, vários ladrilhos hidráulicos cujos modelos são encontrados nos pisos de circulação interna, alguns adornos da fachada e um conjunto de forma que produziram as escamas de cobre das cúpulas das torres do Palácio.

Serviço
Espaço Cultural Correios Niterói
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói – RJ, 24020-005 (Palácio dos Correios, em frente às Barcas Niterói).
Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 18h / sábados, das 13h às 18h.
Informações: (21) 2503-8550
Entrada: gratuita.
Com acessibilidade. 
Instagram: @correioscultural