Na unidade de Pernambués, os clientes poderão postar e retirar encomendas
Salvador – Os Correios inauguraram na quinta-feira (4), em Salvador/BA, uma unidade para atendimento dos moradores de Pernambués, a sétima maior favela do Brasil. A inauguração faz parte do projeto Correios Comunidade, que visa levar o atendimento da estatal para comunidades em todo o Brasil. Com a inauguração da unidade, mais de 65 mil pessoas de Pernambués passam a ter acesso a serviços postais dentro do próprio bairro, podendo postar e retirar encomendas sem precisar se deslocar para outras regiões da cidade.
Participaram da solenidade de inauguração a superintendente estadual dos Correios na Bahia, Evelyn Negrão; a assessora especial da presidência da empresa, Vilma Reis; o subprefeito André Maracajá; o superintendente estadual do SEBRAE, Jorge Khoury; a líder comunitária de Pernambués, Lindinalva Barbosa, e a proprietária da loja Innovare Eletromóveis, Ana Paula Sales – empreendedora responsável pela unidade inaugurada -, além outras autoridades municipais, lideranças do bairro e empregados dos Correios.
“Quando assumi a presidência dos Correios, há pouco mais de um ano, fiquei sabendo que não abríamos unidades em comunidades. Seguindo a diretriz do Presidente Lula de estarmos a serviço das pessoas onde quer que estejam, lançamos o Correios Comunidade e estamos levando cidadania para a população brasileira”, afirma o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
“Os Correios hoje fazem mais do que entregar encomendas; por estamos presentes em todos os 5.570 municípios do Brasil, somos o principal elo entre o governo e a população, especialmente a mais vulnerável”, destacou a assessora da presidência dos Correios, Vilma Reis, durante a inauguração da unidade.
A superintendente dos Correios na Bahia, Evelyn Negrão, ressaltou que a escolha do local não poderia ser mais apropriada. “Estamos em Pernambués, um dos bairros de maior população negra de Salvador, com mais de 64 mil moradores segundo o último censo. Como diz o presidente Fabiano, nada faz mais sentido para nós do que estarmos nas comunidades, rompendo a fronteira da invisibilidade e do preconceito”, disse.
Correios Comunidade – O Correios Comunidade visa levar os serviços postais para favelas, facilitando a vida dos moradores e dos empreendedores locais, estimulando o desenvolvimento da economia desses bairros.
A primeira unidade do projeto foi inaugurada em novembro de 2023 em Paraisópolis, São Paulo/SP. Em abril, foi a vez da Mangueira, no Rio de Janeiro/RJ, ser atendida.
Além disso, serão mais cinco inauguradas no Rio de Janeiro: duas na Favela da Maré, uma em Jacarezinho, uma na Penha e uma em Santa Margarida (Campo Grande). Ainda neste ano serão 50 unidades abertas em favelas no RJ, sendo 20 na capital, e os Correios estão levantando as necessidades em outras capitais.