As comemorações do Dia Mundial dos Correios, celebrado nesta quarta-feira (9), teve um toque especial este ano. A vencedora do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas, um dos eventos realizados para marcar a data, encantou a todos durante a cerimônia de premiação em Brasília (DF). A estudante capixaba de 15 anos, Sara Luisa, acompanhada de seus pais, Moisés e Fabiane, mostraram como a história da família e a relação com a música foram a inspiração perfeita para a redação da carta vencedora.

O tema do concurso de 2019 foi “Escreva uma carta sobre o seu herói”. Entre as quase 7 mil redações que participaram do certame, destaque para o texto de Sara Luisa, aluna do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha/ES. Ela elegeu a música como a “heroína das heroínas”.

Sara e os pais fazem apresentação musical na cerimônia de premiação do 48ª Concurso Internacional de Redação de Cartas. Fotos: Carlos Alcanfor/Correios

“A música é como um farol no meio da escuridão, um rio no meio do deserto, a esperança no meio da perdição, ela é a salvadora das mentes angustiadas, dos corações sofridos e das almas perdidas, é o seu próprio compasso melódico em um tom de sinfonia”, disse a jovem ao ler o trecho da sua carta. Todo esse entusiasmo pôde ser sentido quando Sara subiu ao palco com os pais, Moisés e Fabiane, para emocionarem a todos interpretando as canções When You Believe, de Stephen Schuwartz, e Pombo Correio, de Moraes Moreira, ao som de teclado e violinos.

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou o dom da música que Sara possui, associado ao da escrita. “Um evento como esse mostra a importância dos Correios para a história do Brasil. O país cresce com base na educação. Quanto mais fortes formos em critérios, em valores, em conhecimento apropriado, certamente nosso país será cada vez mais forte”, ressaltou.

Presidente do Correios, Floriano Peixoto, entrega à Sara certificado e troféu.
Fotos: Carlos Alcandor/Correios.

Além da premiação em dinheiro, Sara recebeu das mãos do presidente dos Correios um certificado e um troféu. A vice-diretora Pedagógica do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, Vilmara Mendes, também esteve no evento e recebeu a premiação pela escola.

O concurso, promovido mundialmente pela União Postal Universal, é uma das ações de responsabilidade social desenvolvidas no Brasil pelos Correios. O país já venceu a fase internacional do concurso, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias. A vencedora da fase internacional do concurso de 2019 foi Richemelle Francilia Somissou Koukoui, do Benin.

Selo comidas típicas – Ao final da cerimônia de comemoração do Dia Mundial dos Correios, foi realizado o lançamento da emissão postal especial série UPAEP Comidas Típicas. Os Correios convidaram seus empregados a participar dessa emissão. As vinte sugestões selecionadas estamparam os selos que são uma pequena amostra do rico universo histórico-cultural da gastronomia brasileira.

A escritora, pesquisadora e especialista em culinária do sertão, Ana Rita Suassuna, responsável pelo edital do concurso, foi uma das convidadas para obliterar o selo, assim como Sara Luísa, e Francklin Andrade Mattar Furtado, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.