As comemorações do Dia Mundial dos Correios, celebrado nesta quarta-feira (9), teve um toque especial este ano. A vencedora do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas, um dos eventos realizados para marcar a data, encantou a todos durante a cerimônia de premiação em Brasília (DF). A estudante capixaba de 15 anos, Sara Luisa, acompanhada de seus pais, Moisés e Fabiane, mostraram como a história da família e a relação com a música foram a inspiração perfeita para a redação da carta vencedora.
O tema do concurso de 2019 foi “Escreva uma carta sobre o seu herói”. Entre as quase 7 mil redações que participaram do certame, destaque para o texto de Sara Luisa, aluna do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha/ES. Ela elegeu a música como a “heroína das heroínas”.

“A música é como um farol no meio da escuridão, um rio no meio do deserto, a esperança no meio da perdição, ela é a salvadora das mentes angustiadas, dos corações sofridos e das almas perdidas, é o seu próprio compasso melódico em um tom de sinfonia”, disse a jovem ao ler o trecho da sua carta. Todo esse entusiasmo pôde ser sentido quando Sara subiu ao palco com os pais, Moisés e Fabiane, para emocionarem a todos interpretando as canções When You Believe, de Stephen Schuwartz, e Pombo Correio, de Moraes Moreira, ao som de teclado e violinos.
O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou o dom da música que Sara possui, associado ao da escrita. “Um evento como esse mostra a importância dos Correios para a história do Brasil. O país cresce com base na educação. Quanto mais fortes formos em critérios, em valores, em conhecimento apropriado, certamente nosso país será cada vez mais forte”, ressaltou.

Fotos: Carlos Alcandor/Correios.
Além da premiação em dinheiro, Sara recebeu das mãos do presidente dos Correios um certificado e um troféu. A vice-diretora Pedagógica do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, Vilmara Mendes, também esteve no evento e recebeu a premiação pela escola.
O concurso, promovido mundialmente pela União Postal Universal, é uma das ações de responsabilidade social desenvolvidas no Brasil pelos Correios. O país já venceu a fase internacional do concurso, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias. A vencedora da fase internacional do concurso de 2019 foi Richemelle Francilia Somissou Koukoui, do Benin.
Selo comidas típicas – Ao final da cerimônia de comemoração do Dia Mundial dos Correios, foi realizado o lançamento da emissão postal especial série UPAEP Comidas Típicas. Os Correios convidaram seus empregados a participar dessa emissão. As vinte sugestões selecionadas estamparam os selos que são uma pequena amostra do rico universo histórico-cultural da gastronomia brasileira.
A escritora, pesquisadora e especialista em culinária do sertão, Ana Rita Suassuna, responsável pelo edital do concurso, foi uma das convidadas para obliterar o selo, assim como Sara Luísa, e Francklin Andrade Mattar Furtado, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.