A mostra reúne fotografias, documentos e objetos históricos que contam a trajetória dos pracinhas no combate

Rio de Janeiro – Em comemoração aos 79 anos do “Dia da Vitória” e à triunfante campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro (CCCRJ) recebe a exposição “E a cobra fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial”. A mostra, que será aberta nesta quarta-feira (26), é uma realização da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, e do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. Com classificação livre e entrada gratuita.

O público poderá conhecer um pouco mais sobre a participação do Brasil na grande guerra sob a perspectiva dos pracinhas – os combatentes brasileiros. A FEB foi constituída após ataques ítalo-alemães na costa brasileira e a comoção da população pelas vítimas atingidas. Em 1944, mais de 25 mil homens e mulheres deixaram o Brasil para lutarem juntos aos aliados, deixando um legado de coragem, ousadia e heroísmo.

De acordo com o Ministério da Defesa, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi “o maior conflito armado já conduzido, resultando em sérias consequências financeiras e materiais, além das mais de 70 milhões de perdas humanas, entre civis e combatentes.” Em solo italiano, o Brasil participou ativamente e conduziu – na defesa da soberania brasileira – ações valorosas, que contribuíram efetivamente para a vitória dos aliados, em defesa dos ideais de liberdade, paz e segurança.

Sobre o Centro Cultural – Inaugurado em 1993, no prédio histórico dos Correios, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93, o CCCRJ conta com três andares interligados por um elevador de onde se pode ter uma vista panorâmica de todo o ambiente interno. O Teatro Correios – reaberto em janeiro de 2024 com novo nome, homenageando a atriz Léa Garcia (1933-2023) – está localizado no térreo do edifício e tem capacidade para 199 pessoas. O espaço recebe diversos espetáculos teatrais, shows e eventos que abordam a ancestralidade negra, as tradições de povos originários e os projetos que proporcionam a pesquisa de culturas populares.

O imóvel onde funciona o CCCRJ foi inaugurado em 1922, com linhas arquitetônicas em estilo eclético, foi utilizado por mais de 50 anos para o funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, a edificação foi desativada para reformas, sendo reaberta com a inauguração do Centro Cultural.

Serviço
Exposição ‘E a cobra fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial”
Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Período: de 26 de junho a 10 de agosto
Visitação: terça a sábado, das 12h às 19h
Informações: (21) 3088-3001
Com acessibilidade.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Instagram: @correioscultural / @teatrocorreiosleagarcia