Paraná – A partir desta sexta-feira (31), as áreas urbanas dos municípios de Assis Chateaubriand e Campo do Tenente contam com Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) específicos para seus logradouros. Assim, cada avenida, praça, rua e travessa passa a ter um CEP individual. Em Assis Chateaubriand, os novos CEPs serão codificados entre 85935-001 e 85939-999, substituindo o CEP geral 85935-000, que era utilizado para todos os logradouros. Já em Campo do Tenente, os CEPs serão codificados entre 83870-001 e 83879-999, substituindo o CEP geral 83870-000.

A nova codificação facilita a localização de endereços, beneficiando moradores e empresas que prestam serviços na cidade. O CEP é também usado como referência de garantia de confirmação de endereço, prática comum entre empresas de diversos segmentos. 

Os Correios recomendam que a população entre em contato com seus correspondentes e empresas onde possuam cadastro para informar o novo CEP do seu endereço. Sistemas de bancos e empresas que trabalham integrados ao banco de dados dos Correios serão atualizados automaticamente com os dados novos, por logradouro. 

Os CEPs específicos já estão disponíveis para consulta no Portal Correios e na agência de Assis Chateaubriand e na de Campo do Tenente. Com essa ação, os Correios buscam a melhoria da prestação de serviços aos moradores dos municípios, promovendo a cidadania e contribuindo para uma sociedade mais organizada e inclusiva. 

Desde o início de 2024, outros sete municípios paranaenses passaram a contar com nova codificação: Itaperuçu, Pinhão, Pitanga, Rio Negro, São Mateus do Sul, Três Barras do Paraná e Rio Branco do Sul. 

CEP é cidadania – Com mais de 1,62 milhão de CEPs registrados em logradouros, bairros, municípios, vilas e povoados, os Correios, como empresa pública e agente do governo federal, atuam para expandir o serviço postal por meio de entrega domiciliar, caixa postal comunitária ou ainda internamente, em unidades da empresa. A meta da estatal é implantar, em 2024, a distribuição em 100% dos distritos com população igual ou superior a 500 habitantes.

Para tanto, a atual gestão tem participado de programas governamentais, realizando cadastros em serviços de utilidade pública (saneamento, telefonia, energia elétrica), bancários, dentre outros, com o objetivo de ampliar essa cobertura, possibilitando assim o acesso da população ao exercício da cidadania.