Dia da Terra: em carta aberta à população, Correios assume compromisso com o desenvolvimento sustentável 

Sob o céu azul de Brasília (DF), no Dia Mundial da Terra, os Correios firmaram seu compromisso com a sustentabilidade. Em evento realizado na praça cívica do Correios Sede, na manhã desta segunda-feira (22), uma carta aberta à população brasileira foi entregue pela carteira, Maria Tereza Dias Carreiro (Centro de Distribuição da Asa Norte), e lida pelo jovem aprendiz dos Correios, Daniel Vitor Mendes, representando o presente e o futuro da humanidade.

“O amanhã começa a ser entregue agora: um futuro sustentável é um compromisso dos Correios com você, população brasileira. Nada mais simbólico do que hoje, no Dia Mundial do Planeta Terra, apresentarmos nossos compromissos para assegurar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e a perenidade desta empresa, que é do povo brasileiro”, diz um trecho da carta.

Com metas e indicadores direcionados às vertentes social, ambiental e de governança, a empresa apresentou os sete compromissos assumidos: proteção ao meio ambiente, responsabilidade social, promoção de políticas públicas, desenvolvimento de negócios sustentáveis, posicionamento institucional para a sustentabilidade, fortalecimento da cultura de sustentabilidade e transversalidade da sustentabilidade empresarial.

Os Correios têm investido na renovação da frota e na aquisição de veículos elétricos.
Fotos: Evaldo Sousa, Sandra Santos e Dimas Casco/Correios.

Esses compromissos, presentes na nova Política de Sustentabilidade da empresa, já iniciaram sua materialização. Com meta de redução de 30% das emissões de gases de efeito estufa até 2030, as iniciativas para descarbonização já são realidade nas atividades de distribuição da empresa. A estatal está investindo na renovação da frota, incluindo veículos e bicicletas elétricas, desenvolvendo um programa de eficiência energética, que inclui a construção de usinas fotovoltaicas, além de ampliar o uso de biocombustível.

“A sustentabilidade passou a integrar a nova identidade corporativa da empresa, como um dos valores dos Correios. Estamos, de fato, comprometidos em fazer a nossa parte para construir um futuro mais sustentável para todos, cumprindo nosso papel como empresa pública e fazendo valer a confiança que o presidente Lula depositou em nossa empresa quando retirou os Correios da lista de privatizações, em seu primeiro dia de governo”, afirmou em discurso a diretora Econômico-Financeira, Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios, Maria do Carmo Perpétuo.

A diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte, comentou sobre a responsabilidade que a estatal tem na discussão sobre sustentabilidade no meio corporativo. “Uma empresa do tamanho e envergadura dos Correios, que está presente na vida de milhões de brasileiras e brasileiros, precisa se posicionar e ser referência em desenvolvimento sustentável”, disse. A diretora apresentou ainda a nova página no site dos Correios voltado para a sustentabilidade empresarial. Confira aqui.

A diretoria executiva dos Correios, acompanhada por autoridades convidadas, anunciou os compromissos corporativos da estatal com o desenvolvimento sustentável.

Atualmente, os Correios possuem 307 bicicletas elétricas em operação, com previsão de entrega de mais 2 mil unidades para todo o Brasil em 2024, e está em fase final de contratação de 50 furgões elétricos, que serão utilizados nas entregas em dez estados do país. Além disso, já foram realizados cinco contratos de comodato (concessão gratuita para uso) para testes de triciclos elétricos.

Alinhados às diretrizes do governo federal, os Correios também estão expandindo para todas as superintendências estaduais da empresa o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, sendo, a estatal, um dos maiores representantes do A3P no âmbito da administração pública federal.

Na vertente social, a diretoria executiva aprovou, neste mês, a política corporativa de equidade de gênero e raça, respeito e valorização da diversidade e enfrentamento aos assédios. Foi inserido ainda, no plano estratégico da empresa, metas para que grupos historicamente minoritários ocupem espaço em todos os níveis de gestão dos Correios e criado um programa paritário de bolsas de estudos, com destinação de vagas para negros, indígenas e quilombolas. 

O assessor especial de Controle Interno do Ministério das Comunicações, Gil Loja, parabenizou a estatal pelo passo importante dado em direção à sustentabilidade na prática. “Os Correios entregam hoje uma importante mensagem, mostrando que é possível executar ações concretas de sustentabilidade empresarial”, disse o gestor, que, na oportunidade, convidou os Correios a sediarem a segunda edição do Encontro de Sustentabilidade ESG do Ministério das Comunicações e Entidades Vinculadas, a ocorrer este ano.

Leia a íntegra da nossa carta de compromisso no Blog dos Correios.

Assista no canal dos Correios no YouTube o vídeo institucional.