Estatal é um dos expositores do Pavilhão Brasil
Colômbia, 17/4/2024 – Os Correios estão participando da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), na Colômbia, que começa nesta quarta-feira (17) e vai até o dia 2 de maio. A FILBo ocorre desde 1988 e neste ano, que tem o Brasil como país convidado, os Correios contam com um stand no Pavilhão Brasil.
A atuação dos Correios em iniciativas que apoiam a educação e a leitura é uma marca da empresa. A estatal, por exemplo, é realizadora do Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal. A empresa ainda faz a entrega de todos os livros distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos estudantes da rede pública do Brasil, e das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Como parte da programação, haverá a palestra da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli, no palco principal do Pavilhão Brasil, na sexta-feira (19) às 10h. A diretoria falará sobre “Sustentabilidade nos Correios: impacto e eficiência para todos”. O stand dos Correios é um espaço instagramável, onde os visitantes podem tirar fotos e visitar uma exibição de selos brasileiros. Confira aqui a programação completa do Pavilhão Brasil (site em espanhol).
Sobre a FILBo – Realizada pela Câmara Colombiana do Livro, em parceria com a Corferias (entidade colombiana privada de apoio ao desenvolvimento), a Feira Internacional do Livro de Bogotá é um dos eventos culturais mais importantes do universo hispânico. Ela reúne escritores, ilustradores, grupos editoriais, editores independentes, profissionais de educação, artistas e leitores de todo o mundo e de todas as idades. No ano passado, a Feira teve mais de 600 mil visitantes, e participação de 25 países. A organização espera números ainda maiores para este ano.
O tema deste ano é “Leia a Natureza” e a proposta é trazer para os visitantes uma reflexão, por meio dos livros, da leitura e da palavra, sobre a necessidade de encontrar formas de convivência pacífica do ser humano com a natureza. O Pavilhão Brasil – um espaço de 3.000 m², tem a representação dos biomas brasileiros – Amazônia, Pantanal, Cerrado, Pampas, Caatinga e Mata Atlântica -, e quem passar por ele viverá uma experiência imersiva, percebendo como a literatura se entrelaça com a biodiversidade.
A participação dos Correios – que é um dos patrocinadores do evento – na FILBo visa destacar a diversidade literária do Brasil e promover a conexão profunda entre a natureza e a identidade cultural do país. Os Correios pretendem, ainda, promover a literatura brasileira e fortalecer os laços culturais entre Brasil, Colômbia e os demais países participantes do evento.