Brasília – Como parte das comemorações dos 80 anos da Polícia Federal (PF), os Correios lançaram, nessa quarta-feira (3), selo institucional e carimbo comemorativo para marcar a data. O lançamento ocorreu na sede da PF, em Brasília/DF, e contou com as presenças do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; da Igualdade Racial, Anielle Franco; da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; do Gabinete de Segurança Institucional, Marcos Antônio Amaro dos Santos; do ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes; do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues; e do presidente da Casa da Moeda, Sérgio Perini Rodrigues.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, conduziu a obliteração das peças filatélicas, que teve a participação do ministro Ricardo Lewandowski e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues. Na ocasião, a Casa da Moeda também lançou uma medalha em homenagem aos 80 anos da PF.
A Polícia Federal foi criada em 28 de março de 1944 por meio de um decreto que transformou a Polícia Civil do Distrito Federal em Departamento Federal de Segurança Pública, com sede no Rio de Janeiro. Em 1960, com a inauguração da nova capital, a estrutura organizacional foi transferida para Brasília e, em 1967, foi renomeada como Departamento de Polícia Federal. A Constituição Federal de 1988 definiu as competências da instituição, que incluem as funções de polícia judiciária da União, apurando crimes contra seus bens, serviços e interesses.
Nesse sentido, é de grande importância a parceria estabelecida entre os Correios e a Polícia Federal na prevenção de delitos contra os serviços postais. O trabalho conjunto de inteligência entre as equipes da estatal e da PF tem sido fundamental na investigação de grupos organizados que atuam contra os trabalhadores e trabalhadoras da empresa e contra o patrimônio público. A parceria tem resultado em operações conjuntas importantes para mitigar ocorrências criminosas contra o fluxo postal.
Também fez parte da solenidade uma exposição fotográfica das principais operações da Polícia Federal ao longo dos seus 80 anos, que vão desde combate ao garimpo ilegal na Amazônia, no enfrentamento aos crimes ambientais e ações de apoio aos povos originários da região Norte; a apreensões de grande quantidade de dinheiro em ações contra crimes financeiros e crime organizado; além de ações de combate a delitos praticados no ambiente virtual, ao qual a Polícia Federal tem se tornado referência internacional.
Sobre o selo – A arte da estampa lançada apresenta a identidade visual comemorativa dos 80 anos da Polícia Federal idealizada pela agente administrativo Queirian Nogueira Gonçalves de Sá, vencedora de concurso interno realizado pela Coordenação-Geral de Comunicação entre os servidores da instituição. A imagem inspira o respeito pela história e a importância da construção do futuro do instituição.
O selo traz em um fundo amarelo ouro e inscrição no canto superior “Polícia Federal 1944–2024” e o escudo da PF; ao centro, o escudo da instituição surge novamente, em preto, com o número “80” na cor amarelo ouro, e uma inscrição sobreposta em branco “Polícia Federal” e a palavra “Anos”.
Em breve, o selo estará disponível para venda na loja online dos Correios.