Os Correios participaram das comemorações do bicentenário de duas importantes instituições democráticas brasileiras. A estatal lançou, nessa segunda-feira (25), as emissões comemorativas de 200 anos do Senado e de 200 Anos da Primeira Constituição, em sessão solene no plenário do Senado Federal. O evento contou as presenças de várias autoridades, como o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, do presidente da Procuradoria-Geral da República, o procurador-geral Paulo Gonet, entre outros membros da Mesa Diretora do Senado, senadores, ex-senadores, representantes do legislativo e do judiciário brasileiro e de delegações estrangeiras.

O lançamento das peças filatélicas foi conduzido pelo presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, e contou com a participação do anfitrião e presidente da casa legislativa, senador Rodrigo Pacheco.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, entregou um albúm com o selo lançado ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal.

O Senado foi instituído em 1824 pela Primeira Constituição do Brasil, outorgada pelo imperador D. Pedro I e está em funcionamento desde então, tornando-se assim a mais antiga instituição legislativa brasileira de âmbito nacional.

Ao longo da história, o Senado ocupou três sedes — duas delas no Rio de Janeiro, então capital do Império e no início da República, respectivamente o Palácio Conde dos Arcos e o Palácio Monroe. Atualmente está sediado no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília/DF.

As emissões lançadas reafirmam o compromisso dos Correios com a democracia, a cidadania e a promoção dos valores consagrados na Lei Maior constitucional, que tem um legado de 200 anos de inovações. A filatelia brasileira também eterniza em selo o Senado Federal, peça-chave para o avanço do país, sendo um dos pilares no equilíbrio entre os poderes.

Sobre os selos – O bloco Bicentenário do Senado Federal é composta com três estampas, cada um representando um dos palácios sedes da instituição desde sua criação, ainda no Império, até a época atual. Como base, a ilustração do Congresso Nacional com destaque à cúpula do Senado, que irradia linhas curvas para ajudar a compor a peça. Os tons de azul trazem a referência da cor do Senado, com a cor especial laranja, complementar ao azul, que destaca porções de cada palácio, destaque reforçado pela aplicação do verniz.

O bloco Bicentenário da 1ª Constituição é composto com três selos que representam três das sete constituições que o Brasil já teve, sendo a Primeira de 1824, ainda na época imperial, a de 1934 e a atual, promulgada em 1988. Cada selo traz encadernações características dos livros e também, escritas, algumas características marcantes das constituições representadas. Como base, a ilustração de um livro com suas folhas sendo passadas mostrando a evolução da história e das constituições em tons marrons, buscando mostrar uma atmosfera histórica na arte, além de mostrar os 5 incisos do artigo Primeiro da Constituição de 1988. A criação de ambos os blocos é do designer dos Correios Daniel Effi e a técnica usada foi ilustração vetorial.

Os blocos estão disponíveis para comercialização no valor facial de R$ 3,40 cada selo na Loja Online e nas principais agências dos Correios do País.