Os Correios estão continuamente ampliando a disponibilidade de novas soluções digitais, acompanhando a modernização do mercado, para melhorar a experiência do cliente e facilitar a vida do consumidor. O serviço de Certificação Digital faz parte dessa estratégia, e está cada vez mais completo e com maior comodidade. 

Agora os clientes podem obter o certificado digital e-CNPJ e e-CPF, em nuvem, do tipo A3, que permite assinar documentos digitalmente pelo smartphone, de forma on-line ou nas agências habilitadas.  

Para os clientes que necessitam do certificado com token físico, o serviço pode ser encontrado em mais de 130 agências dos Correios, em todo o Brasil, habilitadas para realizar validação biométrica e conferência documental. 

A experiência pode ser totalmente digital, basta o cliente acessar site dos Correios, realizar a compra, o pagamento e agendar a validação, tudo de forma on-line.  As validações podem ser realizadas por meio de videoconferência pelos núcleos de atendimento virtual dos Correios, que atuam de forma exclusiva para maior agilidade e conforto e para quem preferir o serviço também está disponível na rede agências em todo o Brasil  

O serviço de Certificação Digital dos Correios vem sendo testado e aprovado por clientes pessoas físicas, empresas e empreendedores individuais em todo o Brasil, como a despachante aduaneira Aline Izidoro, da cidade de Santos, litoral de São Paulo, que há 6 anos tornou-se autônoma e pela segunda vez contratou a certificação digital dos Correios. “A certificação digital é essencial para meu trabalho pela agilidade e segurança. O processo de contratação no site dos Correios é simples e a verificação por videoconferência leva apenas uns 15 a 20 minutos. Renovei o serviço de e-CPF por mais 12 meses, porque facilita bastante os processos. Quando se é autônomo, tudo que agrega em rapidez e segurança, merece o investimento”, afirmou.

A ampliação dos serviços de Certificação Digital é resultado da parceria dos Correios com a empresa de tecnologia Safeweb, que atua como autoridade certificadora vinculada à ICP-Brasil. A empresa foi escolhida por meio seleção pública realizada no início de 2023. 

A expectativa dos Correios é habilitar mais 280 agências até o fim do ano, ampliando a capilaridade e permitindo maior acesso aos serviços aos cidadãos e às empresas.  

Transformação digital – Os serviços de certificação digital fazem parte da estratégia dos Correios de ampliar a oferta de soluções digitais e disponibilizar a rede física da estatal para atendimento de múltiplos serviços públicos e privados. Saiba mais em https://www.correios.com.br/certifica.