Em cerimônia na Embaixada da Eslováquia, em Brasília/DF, os Correios lançaram nessa quarta-feira (13), o selo personalizado em celebração aos 30 anos da Proclamação da República Eslovaca. O diretor de Negócios dos Correios, Maurício Lorenzo, conduziu o lançamento, que contou a participação do encarregado de Negócios da Embaixada da Eslováquia, Viliam Rosemberg, do cônsul honorário da Eslováquia em Belo Horizonte/MG, Renato Werner Victor de Queiroz. 

O diretor dos Correios destacou a importância das relações diplomáticas entre o Brasil e a Eslováquia, país com mais de 5 milhões de habitantes, membro da União Europeia e que tem em sua capital Bratislava o centro de efervescência cultural e econômico. “É com muita alegria que participamos deste momento festivo, em um ano também especial para nós, em que celebramos os 360 anos dos Correios – em um novo ciclo de modernização e valorização da empresa”, comentou o gestor. 

O encarregado de negócios da Embaixada da Eslováquia relembrou que o Brasil foi o primeiro país da América Latina a reconhecer a antiga Tchecoslováquia como país soberano e independente em 1918. E depois da independência da Eslováquia, em 1993, o Brasil até hoje é o único país da América do Sul a manter embaixada na capital eslovaca Bratislava.  

Cônsul Renato Werner Victor de Queiroz, DINEG Maurício Lorenzo e o encarregado de Negócios da Embaixada da Eslováquia Viliam Rosemberg / Foto Elenildes Dantas/Correios.

Sobre o selo – Criada pelo artista Paulo Cezar Torres Marques Filho, o selo oferece uma representação singular da cidade e do castelo de Bratislava, a capital da Eslováquia, capturando a essência da paisagem urbana e histórica, proporcionando aos observadores uma visão poética e detalhada desse cenário encantador.  

A obra destaca-se pela habilidade do artista em transmitir a beleza a riqueza cultural e arquitetônica eslovaca, tornando o selo não apenas uma peça filatélica, mas também uma expressão artística que celebra a identidade única de Bratislava.