Os Correios e o Sebrae lançaram nesta segunda-feira, dia 4, em evento online, uma parceria estratégica para oferecer soluções em logística e consultoria aos micros e pequenos empreendedores brasileiros. O objetivo do acordo de cooperação técnica é fazer da sinergia entre as instituições uma força motriz para impulsionar negócios no comércio eletrônico brasileiro e internacional.  

Por meio de feiras, workshops, palestras e e-books, as MPEs serão treinadas em três eixos: e-commerce, exportação e políticas públicas de logística. Um dos principais objetivos é desenvolver uma cultura exportadora no Brasil. Para isso, a parceria contará com a participação da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações) para identificar, por exemplo, os melhores nichos do mercado internacional para pequenas empresas.   

“Com o acesso às soluções de logística eficientes dos Correios e aos treinamentos e capacitações de ponta do Sebrae, os empresários de todo o Brasil poderão crescer e conquistar novos mercados. Por meio dessa união, estamos cumprindo nosso papel como empresa pública e agente do Governo Federal, atuando para o desenvolvimento dos negócios do país”, ressalta o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.   

No eixo internacional, além da consultoria em comércio exterior, será realizado um projeto-piloto de exportação para os EUA utilizando o serviço Exporta Fácil dos Correios (saiba mais). No segmento de políticas públicas, a principal entrega será a realização de um seminário sobre tendências e gargalos da logística nacional para empresas.  

O plano de trabalho estabelecido entre Sebrae e Correios, em todo o Brasil, visa apresentar soluções que permitam aos pequenos negócios superarem desafios e aumentar sua produtividade e competitividade. Todos os conteúdos serão reunidos em uma hotpage especial, a ser lançada em breve.