Manifestação artística marcada por questões sociais e de ancestralidade, pela combinação entre a tradição e o contemporâneo – além de responsável por transmitir conhecimento entre gerações e gerar emprego e renda para milhões de pessoas no País, o artesanato brasileiro ganha destaque essa semana na programação cultural de Brasília.

Aberto ao público, o 16° Salão do Artesanato pode ser visitado, de 15 a 19 de novembro, na área de exposição externa do Pátio Brasil Shopping, reunindo o talento de artesãos, cooperativas e coletivos de todas as regiões do Brasil.

A iniciativa, que conta com patrocínio dos Correios, representa uma vitrine importante para quem vive dessa manifestação artística. Para homenagear o talento de artesãos, cooperativas e coletivos participantes, os Correios lançarão, na quinta-feira (16), um selo postal com o nome do evento e brindarão o público com exposição filatélica contendo selos em homenagem ao universo do artesanato brasileiro, integrantes do acervo da estatal.

Para facilitar a vida de quem for aproveitar a oportunidade para fazer compras de presentes, os Correios ainda disponibilizarão um balcão exclusivo para a remessa das encomendas para outras localidades. No estande da empresa, os expositores também contarão com atendimento especial, com soluções de logística e transporte para produtos artesanais.

Correios oferta serviços de encomendas aos visitantes do Salão do Artesanato. Divulgação Correios.

Programação – Cerca de mil artesãos que desenvolvem seus trabalhos a partir de tipologias como cerâmica, madeira, fios, capim, palha, metal, rendas e bordados, entre outras, vão integrar o 16° Salão do Artesanato, expondo cerca de 80 mil peças – desde as menores, como acessórios e utensílios, até as maiores, como esculturas, cestarias, utilitários, objetos de decoração e móveis, por exemplo.

Além da exposição e oferta de produtos que carregam a marca da manualidade, diversidade e tradição, o público poderá aproveitar uma rica programação, com oficinas e artesãos fazendo sua arte ao vivo na Área dos Mestres – um dos atrativos mais prestigiados do Salão do Artesanato. Em 2023, a tecelagem, o trançado de fibras, o artesanato em barro, a madeira, a renda renascença, arte santeira e cartonagem estarão em destaque neste espaço.

Já as oficinas reúnem opções como flores do Cerrado, montagem de colares e pulseiras de sementes, máscaras africanas em cerâmica, carteira de folhas do Cerrado, abertura de placas, biojoias com miçangas e sementes, montagem de colares de semente com macramê, introdução à figuração humana, decoração com engobe e escultura de animais em cerâmica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no próprio evento, até 20 minutos antes do início das turmas.

Aproveitando a proximidade das festas de fim de ano, também serão oferecidas oficinas temáticas natalinas, como anjos de casca de árvores, decoração de mesa posta com peças artesanais e decoração em cerâmica com tinta acrílica. Confira aqui (https://salaodoartesanato.com.br/programacao/) a programação completa.

Serviço

16° Salão do Artesanato Local: Shopping Pátio Brasil – Brasília/DF

Período: 15 a 19 de novembro de 2023

Horário: Das 10h às 22h (quinta, sexta e sábado) e das 10h às 20h (domingo)

Entrada franca

Mais Informações: www.salaodoartesanato.com.br