Nos dois dias de exame, estatal distribuiu 7,8 milhões de provas em mais de 10 mil pontos de entrega em todo o Brasil

Brasília, 12/11/23 – Os Correios realizaram com 100% de eficiência a megaoperação logística para entrega de 3,9 milhões de provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, em todo Brasil neste domingo (12). O último malote foi entregue às 11h04 no município de Paranaguá/PR. O Enem é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação do Brasil (MEC).

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, acompanhou o segundo dia de operação em São Paulo/SP, desde primeiras horas do dia. O dirigente participou da entrega de malotes para um ponto de prova na Vila Leopoldina, próximo da sede da estatal na capital paulista.

“É motivo de muito orgulho ter vocês na linha de frente, prestando esse serviço tão importante para milhões de brasileiras e brasileiros que estão fazendo a prova para garantir seu sucesso e o futuro do nosso País”, afirmou ao time envolvido, destacando que no decorrer da última semana a eficiência do trabalho dos Correios foi elogiada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua live “Conversa com o Presidente”, Lula parabenizou a estatal pelo trabalho “excepcional” na entrega das provas.

Veículos dos Correios realizam a entrega das provas do Enem com a escolta das forças de segurança em todo o País.
Foto: Elenildes Dantas/Correios

Nos dois dias do Enem (5 e 12 de novembro), os Correios realizaram a distribuição de 7,8 milhões de exames simultaneamente, em apenas três horas, em mais de 10 mil pontos em todo o País.

A infraestrutura disponibilizada para a megaoperação envolve números gigantes: 6 mil empregadas e empregados; 5 mil veículos; 19 aviões e mais de 300 mil quilômetros percorridos – o equivalente a 7,5 voltas ao redor da Terra.

Há 15 anos os Correios são responsáveis pela entrega das provas do Enem. A empresa também realiza a coleta de todos os malotes com os cartões-resposta dos dois dias do exame e a logística reversa do material até as centrais de correção. Por ser uma das maiores operações logísticas do mundo, é considerada um dos cases de sucesso da estatal pela excelência da qualidade de sua realização. O sucesso na prestação do serviço, que é concorrencial, comprova que os Correios são a melhor escolha para realizar megaoperações logísticas estratégicas para a população brasileira e credencia a estatal como a operadora logística mais eficiente da América Latina.