Os Correios lançaram na terça-feira (7), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), uma emissão postal para celebrar o bicentenário da primeira Assembleia Constituinte.
Conduzida na parte da manhã pela diretora da Diretoria Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios, Maria do Carmo Lara Perpétuo, a obliteração do selo ocorreu no plenário da Câmara dos Deputados. “Os Correios se unem a esta celebração como agentes ativos na preservação e na disseminação da memória do País. Com o lançamento deste selo, fazemos um convite às brasileiras e aos brasileiros para refletir sobre o legado da primeira assembleia constituinte e renovar o compromisso com a democracia, a justiça e a liberdade”, destacou a diretora dos Correios.
Em continuação às comemorações, à noite, uma segunda obliteração aconteceu no salão negro do Congresso Nacional. O diretor de Negócios dos Correios, Maurício Fortes Garcia Lorenzo, representou a empresa e ressaltou o papel essencial da estatal neste bicentenário: “O Brasil de hoje, uma nação democrática e diversa, é fruto do esforço e do idealismo daqueles que se reuniram na primeira Assembleia Constituinte Brasileira. Os Correios, como um dos pilares da comunicação no Brasil há 360 anos, têm sido testemunhas e participantes ativos desse processo”, disse o diretor.
História e selo – Neste ano de 2023, a primeira Assembleia Constituinte realizada no país completa 200 anos. Quando de sua solene abertura, aos 3 de maio de 1823, o principal objetivo da primeira Assembleia Constituinte já não era contrapor-se às Cortes de Lisboa, e sim consolidar a Independência do Brasil, – no sentido de promover uma ruptura total com o Reino de Portugal – e consagrar o regime constitucional de governo. Essa consagração se daria com a edificação de um Estado baseado na separação dos poderes, porém dentro de uma órbita monárquica.
O selo traz a ilustração da Reunião da Assembleia Constituinte. Essa imagem foi reproduzida no selo para representar o evento da Assembleia Constituinte de 1823. Foram ainda aplicados o valor facial sobre uma flâmula e uma borda azul para valorizar ainda mais a ilustração. A técnica usada foi computação gráfica e retoque de imagem.
A emissão filatélica estará disponível, em breve, na loja virtual dos Correios e nas principais agências do país.