A campanha Papai Noel dos Correios 2023 foi lançada nesta terça-feira (7), na Escola Classe 215 de Santa Maria, localizada a 33 km da área central de Brasília/DF. O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, conduziu o evento, que contou com as presenças da secretária executiva do Ministério das Comunicações e presidente do Conselho de Administração da estatal, Sônia Faustino Mendes; da diretoria executiva dos Correios; de empregados e empregadas da empresa e de representantes da comunidade escolar.
Coube também ao presidente Fabiano convidar para a festa a figura mais esperada pelas crianças, o Papai Noel. “Nos reunimos para lançar uma das iniciativas mais comoventes da nossa empresa. A campanha é um verdadeiro símbolo do espírito de solidariedade e amor ao próximo, que se entrelaça à história e missão dos Correios. Somos uma empresa pública, estamos a serviço dos brasileiros e ações como esta são uma forma de retribuirmos a confiança depositada em nós pela sociedade, uma contribuição para o desenvolvimento de um País mais justo”, afirmou o dirigente.
Além de trazer muito encantamento e magia ao evento, o Bom Velhinho recebeu as 425 cartinhas redigidas pelos alunos da instituição de ensino, que foram adotadas por empregados dos Correios que trabalham na sede da estatal, em Brasília/DF.
A diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte, que antes mesmo de fazer parte da empresa já adotava cartinhas, demonstrou alegria em participar do lançamento do projeto. “É um momento de muita emoção. A gente vê o tanto que o simbolismo do Papai Noel mexe com o coração das crianças. Vamos, cada vez mais, aperfeiçoar essa ação, que é uma das maiores realizações dos Correios. Uma realização social importante”, declarou a dirigente.
A campanha, há 34 anos, disponibiliza cartas com pedidos de crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental, independentemente da idade, de escolas da rede pública e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP, bem como promover a inclusão social.
Também são selecionadas e disponibilizadas para adoção as cartas enviadas por crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. A secretária-executiva do MCOM, Sônia Faustino Mendes, falou sobre a força desse momento. “Eu fico muito emocionada, porque eu vim dessa origem. Eu esperava o Papai Noel. É muito lindo. Eu só posso pedir que as pessoas pensem no significado de solidariedade, de compaixão, que pensem nessas crianças. Que as pessoas possam ser tocadas por esse sentimento”, expressou a conselheira.
Solidariedade que se multiplica – Em mais de três décadas de campanha, mais de 6,3 milhões de cartinhas foram atendidas. Em 2022, cerca de 187 mil cartas foram adotadas.
Este ano, já estão disponíveis mais de 96 mil cartas para adoção, somadas as cartas físicas, disponíveis nas agências participantes, e as digitais, acessíveis no Blog Noel. Para o presidente Fabiano, os números só ressaltam o quanto o projeto comove o coração de brasileiros. “A cada edição, contemplamos um número crescente de padrinhos e madrinhas que adotam cartinhas, demonstrando que a bondade e a generosidade estão presentes em nossa sociedade, reforçando a crença em um mundo melhor”, declarou.
Como enviar uma carta – Como incentivadores da criatividade e da redação de textos, os Correios requisitam que as cartas sejam manuscritas. Além disso, no cadastramento será exigido o CPF da criança. O envio pode ser feito de duas formas: nas agências participantes ou pelo Blog do Noel. Para cartas enviadas digitalmente, é necessário fotografar ou digitalizar para envio ao Blog. Atendendo aos critérios, as cartas são disponibilizadas para adoção. É importante ressaltar que não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança.
Padrinhos e madrinhas – Para adotar uma ou mais cartinhas, é só retirar em uma unidade participante da ação ou acessar o blog da campanha. Na página, clique em “Adoção On-line” e siga os passos. Para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade ou município, é necessário escolher a localidade. Aqueles que desejam tirar sonhos do papel devem ficar atentos às diferentes datas de início e fim da campanha em cada estado.
Fique atento: os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.
A entrega de presentes deverá ser feita presencialmente, no ponto de entrega mais próximo da localidade indicada no Blog e conforme cronograma da campanha. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha.
Para que esse grande gesto de solidariedade alcance cada vez mais crianças, os Correios convidam toda a sociedade a participar! Mais informações estão disponíveis no Blog do Noel, que pode ser acessado pelo portal www.correios.com.br.
Acompanhe o Papai Noel dos Correios nos perfis oficiais da empresa no X, Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube.