Os Correios realizaram com 100% de acerto mais uma megaoperação logística para a entrega de 3,9 milhões de provas da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas estão sendo aplicadas neste domingo (5), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação do Brasil (MEC). O último malote com provas foi entregue às 11h01 no município de Penedo/AL.
Para dar conta da entrega simultânea em 10 mil locais de prova, a estatal envolveu mais de 6 mil pessoas. Os números da operação impressionam: são 5 mil veículos e 19 voos organizados em mais de 8 mil rotas de transporte para percorrer cerca de 300 mil quilômetros – o equivalente a sete voltas e meia na Terra.
“Temos orgulho de prestar um serviço tão relevante para o Brasil. Como únicos agentes do governo federal presentes em todas as cidades do País, somos a melhor escolha para realizar as megaoperações logísticas estratégicas para a população brasileira. O sucesso na entrega e na coleta das provas do Enem comprova a eficiência dos Correios e credencia a estatal como a operadora logística mais eficiente da América Latina”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Além da entrega nos pontos de aplicação de provas, os Correios também realizam a coleta dos Cartões-Resposta. Essa etapa, chamada de logística reversa, leva todos os malotes para os locais onde serão realizadas as correções. A operação também será feita no próximo domingo (12), segundo dia de aplicação do Enem em todo o Brasil.
Há 15 anos os Correios realizam a operação de entrega e coleta de provas do Enem. Por ser uma das maiores operações logísticas do mundo, é considerada um dos cases de sucesso da estatal pela excelência da qualidade de sua realização.