O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, esteve no Piauí na sexta-feira (6) para conduzir o evento de premiação dos vencedores da etapa estadual da 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Essa é a primeira vez, em mais de uma década, que uma estudante de escola pública vence a etapa estadual do certame.
No Piauí, a vencedora foi a aluna Sarah Emilly de Sousa Santos, do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, escola da rede estadual localizada em Teresina. A estudante e a escola receberam, em solenidade na Agência Central de Teresina, respectivamente, certificados e premiações nos valores de R$ 2.300,00 e R$ 2.500,00. Os vencedores da etapa estadual receberam certificados e premiação das mãos do presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, e do superintendente estadual da empresa, Rêmulo Guimarães.
Para o presidente Fabiano Silva, a premiação representa uma renovação da esperança. “Ver uma menina como a Sarah ler essa carta tão bem escrita e ver a felicidade dos pais dela aqui, uma família com estudante em escola pública, é motivo de muita alegria e de muita esperança, por saber que o Brasil tem um ensino público de qualidade”, observou.
Segundo ele, ações como o Concurso Internacional de Redação de Cartas fazem parte da contribuição dos Correios para o desenvolvimento social do Brasil. “Nós investimos nessa iniciativa e vamos investir em diversas outras que têm caráter social. Os Correios têm essa característica de ser a cara do povo brasileiro. Nós não somos uma empresa que visa ter lucro, então, nós temos que retribuir para a sociedade, prestando um grande serviço público de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento social do nosso País”, afirmou o presidente.
A estudante Sarah Emilly de Sousa comentou o quanto é gratificante ser premiada como 1º colocada na etapa estadual. “Uma experiência como essa,é ímpar. Significa muito para mim ter representado o Estado do Piauí no Concurso de Cartas e os alunos que também têm potencial para estar aqui. Acredito muito que a educação que recebo é muito promissora e que os meus amigos, as pessoas que estudam comigo, vão muito longe”, comentou a estudante, lembrando que já teve outra cartinha contemplada pelos Correios, por meio da Campanha Papai Noel dos Correios, tendo ganhado de presente um kit com material escolar.
O superintendente estadual, Rêmulo Guimarães, disse que observar o impacto dos Correios na vida da estudante é algo que emociona. “Estamos nos 224 municípios do Piauí e sabemos da nossa capilaridade e impacto na vida das pessoas, mas assistir isso aqui dá ainda mais significado ao cumprimento da nossa missão de conectar pessoas”, afirmou.
Entre os convidados do evento, estava o ex-presidente dos Correios, João Henrique de Almeida, que dá nome à escola vencedora e, atualmente, ocupa o cargo de secretário municipal de Planejamento de Teresina.
Visita institucional – Além de participar da premiação da etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas, o presidente Fabiano Silva dos Santos visitou unidades, como o CTCE Teresina e o Centro de Logística Integrada – CLI Teresina, acompanhado do Diretor de Operações dos Correios, Temístocles Rodrigues, e do superintendente estadual, Rêmulo Guimarães.
Sobre o concurso – O concurso internacional é promovido pela União Postal Universal, com realização dos Correios no Brasil, e tem como objetivo melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. O tema deste ano foi “Imagine que você é um super-herói e sua missão é tornar todas as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão.