Os Correios e o Hospital de Amor (HA) promoveram nessa segunda-feira (2), uma grande celebração para marcar a parceria de sucesso entre as instituições. Há 20 anos, as agências da estatal fazem a captação de doações que são fundamentais ao trabalho realizado pelo Hospital, que é referência nacional em tratamento oncológico gratuito e de excelência, com mais de 1 milhão de pessoas atendidas por ano. O evento aconteceu em Barretos/SP, e contou com a presença do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, do presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, e de diretores, gestores, empregados das duas entidades.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, lembrou que o envolvimento da empresa com a luta do HA está alinhado com os esforços do Governo Federal para garantir assistência de saúde universal e de qualidade. “Ao atuarmos para contribuir com o Hospital de Amor, damos continuidade ao trabalho que o Presidente Lula sempre desenvolveu para a prevenção e combate ao câncer. Em seu mandato de 2005, nosso Presidente da República lançou a Política Nacional de Atenção Oncológica para integrar todos os níveis de atenção à saúde, da alta complexidade ao Programa de Saúde da Família”, afirmou, salientando que foi a partir dessa política que o controle dos cânceres do colo do útero e de mama foi destacado como componente fundamental dos planos estaduais e municipais de saúde.
“Isso possibilitou posteriormente a adoção de medidas positivas, como a criação de centros oncológicos especializados pelo Programa de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, em 2011, quando o hoje ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, era o ministro da Saúde”, completou, destacando que justamente por essas ações o Hospital de Amor, em 2012 deu o nome do Presidente e do Ministro a dois de seus blocos: o Hospital do Câncer Infantojuvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Centro de Intercorrência Ambulatorial Ministro Alexandre Padilha.
O presidente do HA, Henrique Prata, destacou a importância da parceria com os Correios para a continuidade do trabalho do Hospital. “É uma coisa impressionante a capacidade dos Correios em ajudar o Hospital. Vocês conseguem plantar a semente da solidariedade em cada empregado”, elogiou o presidente.
De acordo com a coordenadora de campanhas do Hospital de Amor, Larissa Mello, o engajamento dos funcionários do Correios, junto à causa do HA é algo que enche a instituição de orgulho, devido tamanha dedicação. “Em 2022 comemoramos a marca de 620 mil captações (em quantidade) num único ano realizada nas agências. É muito significante para o Hospital de Amor ter a parceria com os Correios, que nesses 20 anos não mediram esforços em inovar as formas de arrecadação para estarem sempre ajudando os pacientes em tratamento na instituição”, relatou.
Para doar – As doações acontecem por meio da campanha Corrente de Amor. Basta se dirigir a uma das 10 mil agências dos Correios instaladas pelo país e, a cada R$ 10,00, o doador recebe 2 cupons para concorrer a prêmios. Há também a opção de doação com brinde. Nela, o doador contribui com R$ 50,00, e recebe, em casa, um exemplar do livro “O Parque dos Lobos”, de autoria do presidente do HA, Henrique Prata.
Selo personalizado – Durante a celebração, foi lançado o selo personalizado alusivo aos 20 anos da parceria entre os Correios e o Hospital de Amor. O presidente da estatal conduziu as obliterações, que teve a participação do presidente do HA, Henrique Prata, e do empregado dos Correios, Ricardo Borges Duarte. Ricardo Duarte, foi o responsável por iniciar as tratativas para que a parceria fosse possível.
O selo lançado traz a imagem de um coração formado por dois braços entrelaçados, um nas cores azul e amarela, simbolizando os Correios, e outro nas cores azul e rosa, cores do Hospital de Amor. Na lateral esquerda do selo, está grafada a frase “o amor nos une”, frase que encapsula a essência dessa colaboração. O selo é uma celebração da união, da solidariedade e do amor. Um retrato da parceria das duas instituições por uma causa nobre.
Hospital de Amor – O Hospital de Amor está localizado na cidade de Barretos/SP. Referência no Brasil no tratamento oncológico gratuito com tecnologia de ponta, o HA teve origem em 1962, como um centro de saúde de 2 mil metros quadrados, que tinha o objetivo de facilitar o acesso ao tratamento de câncer para pessoas do interior do estado de São Paulo.
Hoje, o Hospital atende mais de 6 mil pessoas por dia, vindas de todo o Brasil e de outros países da América do Sul, com tratamento de excelência e humanização – os maiores diferenciais da instituição. Há unidades espalhadas por 16 estados do país, além de 55 unidades móveis – carretas que percorrem os municípios levando o acesso à saúde para mais perto da população.
O evento foi transmitido e pode ser conferido na página dos Correios no YouTube.