Na última segunda-feira (25), os Correios premiaram a vencedora paranaense da 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. A estudante, Vitória de Souza Ribeiro da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami no município de Apucarana recebeu a premiação no valor de R$2,3 mil e a escola no valor de R$2,5 mil, além de certificados.
A cerimônia de premiação, realizada na Prefeitura de Apucarana, contou com a presença do superintendente estadual, Marcos Paulo Paim, que entregou à Vitória um certificado pela conquista do primeiro lugar no Estado. “É muito importante incentivar esses concursos para descobrir talentos, como foi a Vitória. Eu fiquei emocionado quando li a redação dela, por saber que era uma criança de 10 anos, de escola de periferia e pública. Isso mostra que realmente a educação é o caminho”, destacou Paim.
A diretora Gislaine Ockner ressaltou o empenho da vencedora. “A Vitória é aluna de uma escola de superação. Está na escola desde o infantil 4 e sempre foi nota 10 em tudo que fez”, disse.
O tema deste ano foi “Imagine que você é um super-herói e sua missão é tornar todas as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão”.
As cores do semáforo inspiraram a estudante de Apucarana. Ela criou três irmãos super-heróis nas cores vermelho, verde e amarelo, que pedem ao presidente do “Trono da Justiça Viária Universal” capas com poderes para ajudar a salvar crianças no trânsito. “A ideia da carta surgiu pensando no trânsito, para poder ser mais seguro perto das escolas, parques e creches”, disse Vitória, feliz com o resultado.
O concurso e a edição de 2023 – Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, o concurso no Brasil é realizado pelos Correios e ocorre em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – é realizada pela UPU. O objetivo é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.
A vencedora nacional em 2023 foi Edinayana Costa Sarmento, de Monte Alegre (PA), aluna do Colégio Estadual de Ensino Médio Presidente Fernando Henrique.
Por meio do concurso, os Correios reforçam o papel de responsabilidade social que vêm desenvolvendo na sociedade. Os resultados nos últimos 51 anos são expressivos no cenário internacional. Além de fomentar a educação no contexto nacional, a empresa tem contribuído para alavancar, no campo educacional, a representatividade do País em esfera global.