Com o objetivo de promover ações integradas na prevenção e repressão de ilícitos no fluxo postal, os Correios e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) do Estado do Tocantins assinaram, nessa segunda-feira (25), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), no Palácio Araguaia, na capital Palmas. 

O acordo foi assinado pelo superintendente dos Correios em Tocantins, José Luiz da Cunha, e pelo delegado-geral da Polícia Civil no Estado, Claudemir Luiz Ferreira, representando a SSP/TO. Também assinaram o acordo o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o superintendente executivo de Estratégia, Segurança e Comunicação dos Correios, Érico Jovino Sales.    

“O acordo irá aprimorar a atuação conjunta da área de segurança dos Correios e da Secretaria de Segurança Pública, por meio da troca de dados e informações. A finalidade é unir esforços para dar mais agilidade aos processos investigativos e também viabilizar ações mais efetivas de combate a crimes contra os serviços postais”, afirmou o superintendente dos Correios, José Luiz. 

As equipes passarão a trabalhar mais integradas a um plano de trabalho que prevê o planejamento e o desenvolvimento de ações institucionais e a cooperação nas áreas de recursos humanos, inteligência e tecnologia da informação. 

Este é o segundo acordo celebrado pelos Correios com um ente estadual este ano. O primeiro ocorreu em 5 de setembro com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí. A empresa trabalha para assinar acordos de cooperação semelhantes em outros Estados e firmar parcerias que permitam maior interação entre as áreas de inteligência das entidades envolvidas na execução de ações, prevenção e repressão ao crime organizado e tráfego de ilícitos – entorpecentes, animais silvestres, moeda falsa, objetos perigosos – no fluxo postal.