Reconhecidos historicamente como um dos principais incentivadores do esporte e da cultura nacional, os Correios patrocinam, mais uma vez, a Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque (OCC) e a Escola de Formação de Luthier e Archetier, de Recife (PE).

A iniciativa possibilita a inclusão social – por meio do acesso à educação de qualidade e profissionalização musical -, promovendo a formação cidadã ética e a integração de crianças, adolescentes e jovens da capital pernambucana.

Em 2014, a estatal já havia patrocinado a Orquestra, que ao longo de seus 17 anos de existência já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos pelo trabalho social desenvolvido no Coque, uma das comunidades com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Recife – o que inclui medalhas de mérito concedidas por órgãos públicos e a participação como escola membro do Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA-Unesco). 

Agora, o apoio dos Correios vai contribuir para a realização de apresentações periódicas dos grupos compostos por alunos, visando à profissionalização e a difusão cultural da série de “Concertos Oficiais”. O objetivo da iniciativa é a formação de plateia para música erudita e a viabilização de concertos nas comunidades carentes do entorno do projeto. 

Além disso, o patrocínio reforça a formação e profissionalização de alunos nos ofícios da luteria e arqueteria, contribuindo para que tais profissões, hoje raras no Brasil, não se extingam, bem como fortalece a identidade corporativa, a imagem institucional e os pilares da marca Correios, ao promover a visibilidade e o reconhecimento da empresa junto aos públicos de seu interesse.

Sobre a OCC – Atualmente, a Orquestra Criança Cidadã atende, gratuitamente, a 400 jovens (250 no Coque, 120 no Ipojuca e 30 em Igarassu), entre 06 e 21 anos. Os alunos matriculados recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, ou percussão, além de teoria e percepção musical, solfejo, flauta doce e canto coral. No âmbito do projeto, os alunos contam ainda com acompanhamento pedagógico e psicológico, três refeições diárias e possuem, de forma inteiramente gratuita, acesso à planos médicos e odontológicos (por meio de instituição parceira).

Para os alunos em idade escolar, as atividades ocorrem sempre no contraturno do ensino regular, sendo pré-requisito para a participação que os estudantes estejam matriculados na escola. Além das atividades promovidas pelo próprio projeto, os alunos têm oportunidade de receber bolsas para estudar inglês, bem como acesso a bolsas integrais de nível superior, resultado de parcerias com outras instituições de ensino. 

Mais informações e agenda de apresentações da OCC podem ser obtidas em: https://www.orquestracriancacidada.org.br