A Primavera dos Museus chega a sua 17ª edição e, para celebrar o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Correios realizará uma série de atividades até o dia 23 de setembro. 

O tema desta edição visa oferecer oportunidades para a sociedade refletir sobre a construção da democracia e seus agentes, tendo em vista que a verdadeira democracia deve garantir a inclusão de vozes historicamente marginalizadas, permitindo que sejam protagonistas de seu próprio destino e da construção de um futuro mais justo e igualitário.

A ideia é dar mais visibilidade aos acervos LGBT+ e o reconhecimento às lutas e ao saber ancestral de indígenas e quilombolas, uma vez que esses grupos sempre buscaram resistir com criatividade, resiliência e astúcia aos violentos processos de exclusão, pacificação e aviltamento. O Museu Correios, como uma instituição cultural, contribuirá para fortalecer essa reinserção social justa e necessária.

No dia 20, ocorrerão as palestras “Políticas de Inclusão e Diversidade Correios” e “Os negros e negras na filatelia brasileira”, sendo que este último tema também será apresentado por meio de uma exposição. Ainda na quarta-feira (20), haverá o lançamento do livro “FELIPA – MARIA FELIPA”, das escritoras e museólogas Cassia Valle e Luciana Palmeira. Em seguida, haverá a visitação às galerias de exposição do Museu.

Na manhã de quinta-feira (21), alunos do Jardim de Infância da 312 Norte, escola pública do Distrito Federal, acompanharão a contação da história do livro lançado pelas museólogas.

No dia 22, é a vez da mostra “180 anos do Selo Olho-de-Boi” entrar em cartaz, uma oportunidade para conhecer mais sobre o primeiro selo do Brasil. O público também pode conhecer o acervo de “Os Sinais e as Coisas: da Fogueira à Internet”, que traz a evolução da comunicação, desde o século XIX até ao mundo hiperconectado da atualidade, além de uma raridade do tempo da Comissão Rondon: o “Ford Bigodes”. Em outra exposição, “ConECTados pelo Tempo”, os visitantes também são transportados à época da comunicação feita exclusivamente por meio de cartas e postais. São mais de 240 peças, datadas do século XVIII, que contam a evolução dos serviços postais brasileiros, desde agências à rotina de distribuição.    

“Ford de Bigodes”, utilizado no início do século passado pelo patrono das Comunicações, Marechal Rondon, aberto para visitação no Museu Correios. Foto: Carlos Alcanfor/Correios.

Museus e sociedade – A Primavera dos Museus ocorre anualmente no início da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivos: promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

O tema deste ano cria espaços de reflexão e diálogo sobre o papel destes grupos marginalizados ou inviabilizados na construção artística. O objetivo é estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias.

A programação completa está no site https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/17a-primavera-dos-museus/programacao.

Serviço

Museu Correios na 17ª Primavera dos Museus
Abertura e palestras “Políticas de Inclusão e Diversidade Correios” e “Os negros e negras na filatelia brasileira”, com visita às galerias
Lançamento do livro “FELIPA – MARIA FELIPA”, das escritoras e museólogas Cassia Valle e Luciana Palmeira
Dia: 20/9/2023, quarta-feira
Horário: 14h30

Contação da história do livro “FELIPA – MARIA FELIPA”, para alunos do Jardim de Infância da 312 Norte
Dia 21/9/2023, quinta-feira

Instalação da mostra “180 anos do Selo Olho-de-Boi” 
Dia 22/9/2023, sexta-feira

Exposições de “Os sinais e as coisas: da fogueira à internet” e “ConECTados pelo Tempo”
De longa duração

Endereço: SCS Quadra 4, Ed. Apolo; com funcionamento de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Saiba mais sobre o Museu Correios.