O Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP) convida o público para três atrações em cartaz neste mês de setembro. A mostra “A Floresta Azul”, de Alexandre Murucci, e a exposição coletiva “Estes Olhos que a Terra” estão abertas aos visitantes até o dia 16. Já as obras de “Cidades em Movimento’, de Malu Mesquita, podem ser vistas até o dia 26 de setembro.  

“A Floresta Azul” – mostra individual de Alexandre Murucci, com texto crítico de Victor Gorgulho – traz temas como a defesa do patrimônio natural do Brasil, os povos originários que dele dependem, as ameaças, conflitos e raízes históricas e o panorama sociopolítico de onde as decisões do futuro do planeta nascem. Murucci apresenta obras em suportes variados, incluindo a instalação que dá nome à mostra, uma imensa e delicada composição feita a partir de bastidores de madeira e telas de seda sintética.   

“Ordem e Progresso” de Alexandre Murucci

“Cidades em Movimento”, de Malu Mesquita, tem mais de 100 obras dos ensaios: “New York Blue”; “No Mesmo Muro” e “Cartões-postais de Malu Mesquita”, além de trazer uma coleção inédita de fotografias analógicas feitas em lugares como: São Paulo, Nova York, Barcelona e em algumas cidades no sul da Itália. A exposição individual faz um recorte sobre o olhar atento da artista para as paisagens urbanas, seu tema preferido. Malu está sempre pesquisando sobre a relação das imagens que produz e a maneira de torná-las objetos artísticos. Faz parte de seu processo de trabalho experimentar diferentes materiais. Na exposição, é possível ver imagens impressas em metacrilato, tecido e em papel fotográfico, uma mostra da versatilidade de seu trabalho.   

Obra de Malu Mesquita da coleção New York Blue

Em “Estes Olhos que a Terra”, as criações dos artistas trazem também questões sobre o meio ambiente e suas conexões sociais e políticas:    

  • Jeane Terra aborda os fenômenos de elevação dos mares por conta dos efeitos do aquecimento global;    
  • José Rufino traz as questões de uso do solo, pelo viés do homem do campo e a sobrevivência frente aos grandes grupos econômicos; 
  • Osvaldo Gaia trabalha as tradições ribeirinhas e a nomenclatura amazônica  
  • Vitor Mizael reúne a fauna em sua configuração poética;   
  • Alexandre Murucci questiona o impasse civilizatório entre homem e natureza em uma instalação; 
  • Mercedes Lachmann dá luz à visão formalista da replicação da natureza num simulacro cientificista e orgânico; 
  • Berna Reale projeta vídeos que expõem a crueza da relação homem e meio-ambiente, em suas conotações sociais, políticas, filosóficas e poéticas.   

Serviço
Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP)

A Floresta Azul
Artista: Alexandre Murucci
Visitação: até sábado, 16/9, de segunda a sexta, das 10h às 17h

Estes Olhos que a Terra
Artistas: Alexandre Murucci, Bela Reale, Jeane Terra, José Rufino, Mercedes Lachmann, Osvaldo Gaia e Vítor Mizael
Visitação: até sábado, 16/9, de segunda a sexta, das 10h às 17h

Cidades em Movimento
Artista: Malu Mesquita
Visitação: até terça-feira, 26/9, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Local: Centro Cultural Correios São Paulo – CCCSP
Endereço: Praça Pedro Lessa, s/n, Centro. Entrada pela Av. São João, 250
Como chegar: Metrô – Estação São Bento, saída para o Vale do Anhangabaú – Automóveis – embarque e desembarque são liberados no calçadão, com acesso pela Rua Capitão Salomão
Acessibilidade: Rota acessível, elevador e banheiro adaptados
Entrada Franca
Faixa etária: livre
Mais informações no site dos Correios