Na última segunda-feira (4), os Correios passaram a fazer parte do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora. O anúncio foi feito durante o lançamento da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília/DF.

Presidido pelo MDIC e composto por outros ministérios, órgãos e entidades, o comitê tem como objetivo apoiar as ações de disseminação da cultura exportadora, especialmente entre as micro, pequenas e médias Empresas (MPMEs). Dentre outras ações, o comitê irá buscar a ampliação do número de exportadores brasileiros, desenvolver ações que incentivam a internacionalização de empresas brasileiras e promover programas de treinamento, cursos e workshops para a área de exportação.

Correios e exportação

A participação dos Correios no Comitê acontece não apenas por se tratar da maior empresa de logística da América Latina, mas pelo alinhamento da estatal com a promoção de ações que facilitem o processo de exportação por empresas brasileiras. Ao longo dos anos, esse esforço vem sendo traduzido através do desenvolvimento de produtos e serviços voltados para essa finalidade, bem como através de parcerias com entidades que trabalham com exportação.

No que diz respeito a produtos e serviços, O Exporta-Fácil Correios, por exemplo, reúne soluções para pessoas físicas e jurídicas para envio de mercadorias para o exterior. No site dos Correios, é possível conhecer as modalidades de envio e acessar um e-book com as principais informações sobre exportação. Dentre as parcerias mais recentes, um destaque é o acordo de cooperação firmado em julho deste ano entre os Correios, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Shopee, para promover as vendas brasileiras no Sudeste Asiático.