Na última sexta-feira, 1º/9, os Correios sediaram a 164ª reunião do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais.  Foi uma oportunidade para a empresa apresentar a evolução de seu programa de ética e integridade, que ampliou o escopo e, além de combate à corrupção, incluiu o assédio e o relacionamento com o cliente como temas tratados pela Comissão de Ética dos Correios.

Representando o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a diretora Econômico Financeiro e de TI da estatal, Maria do Carmo Lara Perpétuo, participou da abertura do fórum, que também contou com as presenças do presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP/PR), Edson Leonardo Daléscio Sá Teles; da secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGISP), Elisa Vieira Leonel; de toda a diretoria executiva dos Correios e de membros das comissões de Ética de várias empresas estatais como: Banco do Brasil, Banco Central, BNDES, Anvisa, Infraero, Dataprev, Petrobrás e Infra S.A.

“Como anfitriões, ressaltamos a relevância e a urgência da comissão ética em todos os níveis da Administração Pública. Este fórum tem sido um farol de luz na busca pelo aprimoramento dos princípios éticos tanto no âmbito governamental como empresarial, promovendo a integridade em todos os aspectos da gestão pública e fortalecendo a confiança da população nas instituições”, ressaltou a diretora dos Correios, Maria do Carmo. 

O presidente da CEP/PR, Edson Leonardo Sá Teles, na abertura do Fórum, acompanhado das diretoras dos Correios, Maria do Carmo Lara Perpétuo e Mariana Cruz Montenegro. Foto: Carlos Alcanfor/Correios.

As reuniões do Fórum têm sido palco de debates sobre a ética nas empresas estatais, demonstrando a importância da participação dos servidores e empregados públicos na promoção da ética na Administração Pública, além de promover a troca de experiências e o aprofundamento do tema, ao disseminar conceitos, doutrinas, normas e leis vigentes.  

“A Comissão de Ética Pública e o Fórum precisam estar juntos para o aprimoramento dos processos. No momento, estamos revisitando a resolução de 2008 que instituiu as comissões e aguardando proposições. Acreditamos que cada vez mais as comissões necessitam estar juntas com os demais órgãos de controle: ouvidorias, corregedorias. A resolução vai definir como se dará essa integração”, destacou o presidente da CEP/PR, Edson Leonardo Sá Teles.

O painel “Cultura de Ética e Integridade nos Correios” foi apresentado pela diretora de Governança e Estratégia da empresa, Mariana Cruz Montenegro. Na oportunidade, a gestora discorreu sobre o fortalecimento dos valores, ética e integridade em todos os processos corporativos e a implementação do programa de compliance baseado na prevenção, detecção e resposta.

A gestora sugeriu ainda que o fórum se torne um ambiente propositivo, especialmente no alargamento do arcabouço das comissões de ética, que tratariam de temas como ética no serviço prestado ao cidadão e o papel das estatais em promover mais equidade e inclusão social. A proposta foi aceita pelos demais membros que deverão assinar um documento conjunto sobre proposições sugeridas durante o evento.

O Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais foi constituído em 2007 e hoje tem 20 entidades participantes, dentre os quais os Correios. A instância tem como objetivo aprimorar o relacionamento das empresas estatais com os seus diversos públicos e com a sociedade em geral, fortalecendo os princípios governamentais e empresariais de gestão da ética.  

O próximo encontro está previsto para o dia 29/9, na sede da Caixa Econômica Federal em Brasília.