Os Correios lançam, nesta quinta-feira (20), a Emissão Postal Especial que celebra a escritora Lygia Fagundes Telles. O selo marca também os 126 anos de fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL), entidade na qual Lygia foi membro. Eventos de lançamentos ocorrerão em São Paulo, na Academia Paulista de Letras, e na sede da ABL, no Rio de Janeiro.
A emissão reconhece e imortaliza a contribuição da escritora para o cenário literário e cultural, nacional e internacional. Lygia Fagundes Telles, considerada uma das maiores escritoras brasileiras, é autora de obras consagradas, como “As Meninas”, “Ciranda de Pedra” e “Antes do Baile Verde”. Sua escrita marcante e talento literário inquestionável renderam-lhe distinções como o Prêmio Camões, um dos mais prestigiosos da língua portuguesa.
Sobre o selo – Para a arte da peça filatélica, produzida por Cecília Langer, foi utilizado o portrait da escritora em primeiro plano na cor azul e ao lado esquerdo abaixo da composição, duas jovens que retratam o conto “Antes do Baile Verde”, de sua autoria. Lantejoulas em tamanho aumentado dão elasticidade à cena, onde também a cor verde enfatiza o nome do conto, em que as jovens se arrumam para ir a um Baile de Carnaval. O selo é todo elaborado na técnica de talho-do-doce, em uma ilustração que busca capturar a essência e importância de Lygia para a literatura brasileira.
Com essa iniciativa, os Correios reforçam seu compromisso em valorizar e reconhecer grandes nomes da cultura brasileira, como Lygia Fagundes Telles, através de emissões postais especiais que eternizam sua importância e contribuição para a sociedade.
Com tiragem inicial de 96 mil selos e valor unitário de 1º Porte da Carta (R$ 2,45), o selo estará disponível para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios. Mais informações estão disponíveis no Blog da Filatelia.