Sob o olhar atento de empreendedores e investidores em inovação, as soluções logísticas de exportação dos Correios foram destaque no palco Internacional do Innova Summit 2023, evento que ocorreu nessa semana, do dia 20 a 22 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. Os Correios apresentaram seu serviço inovador Exporta Fácil, que facilita o comércio exterior por meio da plataforma postal. O Exporta Fácil ganhou diversos prêmios e se tornou referência no setor, sendo indicado pela União Postal Universal (UPU) como um dos instrumentos de diversificação das atividades dos correios mundiais.
O gerente de Desenvolvimento de Mercado da Superintendência dos Correios de Brasília e palestrante no evento, Rafael Bema, ressaltou que o Exporta Fácil viabilizou a execução de mais de 400 mil operações de Exportação, realizadas por mais de 15 mil empresas. “Com o Exporta Fácil os empresários têm o processo de exportação simplificado, tendo em vista que os Correios realizam todo o desembaraço aduaneiro, fazendo a entrega de porta a porta e não em aeroportos, como serviços de exportação tradicionais”. Bema também citou a importância de os empresários iniciarem a internacionalização de seus negócios: “Quando você internacionaliza sua empresa, você tem acesso a novos mercados. Com a diversificação você tem mais possibilidades de manter as vendas constantes durante o ano. Além disso, você vai vender em uma moeda estrangeira e isso pode te gerar uma maior margem de lucro”, esclareceu.
Após a apresentação dos Correios, um dos participantes do evento, interessou-se pelo serviço. O empresário Vitor Lara, proprietário da Doces Oriente, disse que sua marca está passando por uma reformulação total, desde a identidade visual até a presença de sua empresa na internet e que percebe no comércio exterior potencial de expansão. “A minha empresa existe desde 2017, mas este ano resolvemos fazer uma reformulação. Percebemos que precisamos atualizar o negócio, principalmente na internet. Queremos começar vendendo online. Quem sabe, daqui um tempo teremos potencial para exportar. E para isso, eu conto com a experiência dos Correios para firmar a minha marca no e-commerce”, afirmou Lara.
O evento, que alcançou mais de 33 mil inscrições nesta edição, é realizado anualmente reunindo grandes nomes e marcas em um objetivo comum, o de promover o engajamento dos interessados em inovação, empreendedorismo, tecnologia e, também, em networking e oportunidades de negócios.