Os Correios acabam de ampliar a sua infraestrutura com a reconfiguração e criação de dois novos Centros de Logística Integrada (CLIs) nas cidades de Caruaru e Salgueiro, em Pernambuco. As unidades, que antes já realizavam tratamento e distribuição de livros didáticos, na ação realizada em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram reformatadas para abarcar operações, como concursos e exames nacionais de grande porte. Os novos Centros poderão, ainda, servir de apoio às prospecções de logística integrada na região, sobretudo apoiando os municípios do entorno.

O CLI Caruaru dispõe de salão operacional de 2.000m², devidamente informatizado e equipado com empilhadeiras e paleteiras. Sua localização estratégica, no agreste do estado, abrange uma região de 91 municípios, indo desde Bezerros a Custódia, aproximadamente. Na operação atual do FNDE 2022/2023, cuja etapa de entrega de programas complementares está em curso, é responsável pela entrega de mais de 143 mil remessas entre livros e material didático.

O CLI Salgueiro, por sua vez, tem salão operacional de 960m², também com parque computacional e equipamentos de movimentação e tratamento da carga. É responsável por área que compreende 40 municípios do sertão pernambucano, a partir de Serra Talhada, indo até Afrânio, numa extensão que, embora menos densa do que o agreste, tem cobertura territorial cerca de 2 vezes maior que a do CLI Caruaru. “Com os novos Centros de Logística Integrada, as operações poderão ser executadas com os recursos adequados naqueles municípios e áreas de abrangência, dentro dos preceitos de economicidade e trazendo mais qualidade aos clientes”, comenta a superintendente dos Correios em Pernambuco, Deyse Ferraz.

Além dessas unidades, a logística em Pernambuco já conta com o CLI Recife, localizado em condomínio logístico no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, com salão operacional de 4.120m². O centro atende 54 municípios da região metropolitana do Recife e cidades da circunvizinhança, e tem previsão de entrega de mais de 177 mil encomendas da operação FNDE ainda neste exercício.

No CTCE Jaboatão, funciona ainda o Correios Log+ (e-fulfillment Recife), que oferece o serviço completo de armazenamento e logística para empresários do e-commerce e de outras áreas, além de uma unidade de produção, para impressão de objetos postais.

Braço logístico governamental – Com 360 anos de serviços prestados aos brasileiros, os Correios possuem a maior infraestrutura logística do País e acumulam expertise na prestação de serviços do setor para empresas e instituições públicas, como, por exemplo, a parceria de 30 anos com o FNDE/MEC, para a entrega de mais de 200 milhões de livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) às escolas públicas de todo o Brasil. Da mesma forma, há 15 anos os Correios são responsáveis pela logística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), executado com erro zero.

Já reconhecido pela sua importância como operador logístico, o papel da Estatal foi fortalecido recentemente com a aprovação, em maio, de projeto de lei na Câmara dos Deputados, que prevê a contratação preferencial dos Correios por parte de órgãos públicos federais para serviços prestados de forma não exclusiva, ou seja, que podem ser oferecidos pela iniciativa privada, como a entrega de encomendas e os serviços de logística.

A aprovação foi mais um passo para consolidar os Correios como o maior operador logístico da América Latina, garantindo sua sustentabilidade e cumprindo o papel como agente do governo federal na implementação de políticas públicas.