Os Correios lançaram, nessa segunda-feira (5), um selo personalizado alusivo aos dez anos da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP). A cerimônia ocorreu no auditório do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Brasília (DF), durante a abertura do X Encontro Brasileiro de Administração Pública, e contou com a presença da ministra de Estado da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, da diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Mariana Cruz Montenegro, além de outras autoridades e convidados.
A diretora Mariana Cruz destacou a importância da SBAP para o fortalecimento de uma cultura de probidade administrativa no Brasil, através da defesa da transparência e da prevalência dos interesses coletivos sobre os privados e do fomento à produção de conhecimento em administração pública no país. Ela também ressaltou a relação entre os Correios e a SBAP e parabenizou a instituição: “Os Correios e a Sociedade Brasileira de Administração Pública atuam no mesmo sentido. Se nos últimos dez anos a SBAP tem contribuído para a disseminação e a aplicação de conhecimento científico voltado à melhoria da gestão pública brasileira, a estatal, por sua vez, possui um papel relevante de integrador nacional não apenas no que se refere à comunicação do país, mas também na difusão do saber. É enorme a nossa satisfação em realizar hoje o lançamento deste selo que celebra os dez anos de criação da sociedade brasileira de administração pública, como parte do X Encontro Brasileiro de Administração Pública“.
Participaram das obliterações o ministro da CGU, Sr. Vinicius Marques de Carvalho; a ministra da Gestão e Inovação em Serviços públicos, Sra. Esther Dweck; a ministra da Igualdade Racial, Sra. Anielle Franco; o presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública, Sr. Caio César de Medeiros Costa; o diretor de eventos da SBAP, Sr. Alex Bruno do Nascimento; o presidente do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Sr. Caio Lima Rezende; a presidente do Movimento Pessoas a Frente, Sra. Clarissa Malinverni; a diretora-presidente da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPCP), Sra. Maria Isabel de Araújo Rodrigues; o decano de Administração da Universidade de Brasília, Sr. Abimael de Jesus Barros Costa: e a representante do site República.org, Sra. Simone Ramos.
Arte e selo personalizado – A arte do selo personalizado pelos dez anos da SBAP associa o desenvolvimento com o crescimento de uma borboleta. Foram utilizadas cores que lembram a natureza, o azul e o preto representando o céu, tanto diurno, quanto noturno; o verde se referindo à vegetação, e o laranja, um pouco terroso, sendo a cor mais quente, remetendo ao sol e ao solo. A linha branca representa o tempo, sempre em movimento, trazendo mudanças.
O selo personalizado é uma modalidade de emissão postal que transforma as imagens de interesse dos clientes em selos postais. Pode ser usado para selar correspondências de até 20 gramas, endereçadas para pessoas físicas e jurídicas em qualquer lugar do Brasil, assim como pode, também, compor o porte de correspondência internacional. Ele é usado por instituições públicas e privadas para marcar datas e eventos importantes. Tem o potencial de funcionar como forma de homenagem e fortalecimento da marca do contratante, uma vez que o selo divulga imagens e mensagens, chamando a atenção de quem vai receber a correspondência personalizada, e também pode ser usado como souvenir e para compor as coleções filatélicas.
Sobre a SBAP – A Sociedade Brasileira de Administração Pública é uma associação civil sem fins lucrativos, que visa o desenvolvimento da administração pública enquanto disciplina autônoma, bem como a promoção da ética e das boas práticas de gestão no setor público, congregando organizações, programas de pós-graduação, acadêmicos e profissionais do ramo no Brasil. Entre as suas ações, podem-se destacar a realização dos encontros nacionais e espaços para aprofundamento de discussões que norteiam o contexto em que a sociedade está inserida. Nos anos anteriores, os encontros foram realizados nas cidades de Natal (2013 e 2015), Florianópolis (2016), João Pessoa (2017), Viçosa (2018), Salvador (2019), Brasília (2020 e 2021 -Virtual) e São Paulo (2022 – Híbrido).