Brasília, 17/5/2023 – Os Correios do Brasil participaram na terça-feira (16), do XXX Fórum da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa – AICEP, que aconteceu na cidade de Luanda, em Angola, com o tema “2030: AICEP@1GB”.  

A estatal brasileira foi representada pelo presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, que foi convidado a participar do painel “O Futuro das Redes”, que contou ainda com Augusto Inglês, CTO da MSTelcom; Eduardo Mendes, consultor sênior do Conselho de Administração do grupo CV Telecom; e Xavier Rodrigues Martin, administrador da DS Telecom.  

O presidente dos Correios abordou aspectos relacionados à sustentabilidade do serviço postal, a renovação pela qual a rede postal vem passando ao longo do tempo e a necessidade de absorção de novas tecnologias para fazer frente ao crescimento do e-commerce.  

“Temos uma empresa que passa por um processo de transformação, já que os Correios estavam, no governo anterior, às vistas de serem privatizados”, explicou.  

Imagens da AICEP TV.

O dirigente destacou a mudança de perfil dos clientes do serviço postal e chamou atenção para a necessidade de investimentos em tecnologia e para a modernização dos processos. “Os Correios são símbolo de eficiência e motivo de orgulho para o Brasil, sempre figurando entre as três instituições mais respeitadas do País”, ressaltou o presidente. “Mas, para atender um mercado que demanda prazos de entrega cada vez menores, é fato que é preciso investir em tecnologia, para que a modernização alcance o consumidor final”, avaliou. 

O presidente também falou sobre o papel social do serviço postal. “Precisamos aprimorar uma série de políticas, em especial as voltadas à responsabilidade ambiental e aos aspectos internos de governança mas, acima de tudo, ao aspecto social também, que é a vocação da nossa empresa. Tem um papel muito forte dentro do governo brasileiro, de atuar como um braço do governo federal para a execução de políticas públicas”, disse.  

Sobre a AICEP – A AICEP é uma associação internacional, científica e técnica, de natureza não-governamental e sem fins lucrativos que conta com 9 associados de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).  

Seu objetivo principal é promover o fortalecimento das relações entre seus membros, visando contribuir para a harmonização, desenvolvimento e modernização das comunicações dentro de suas respectivas organizações.