Os Correios participaram, nesta terça-feira (2), da cerimônia de celebração dos 10 Anos do Movimento Maio Amarelo. A campanha é anualmente promovida pelo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em parceria com a Confederação Nacional de Transporte (CNT), Serviço Social e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). A ação deste ano traz o tema “No trânsito, escolha a vida”. O evento ocorreu na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília/DF, que em conjunto com o Ministério das Cidades e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) também apoiam a ação. 

Estiveram presentes na solenidade o secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão; o diretor de Mobilidade do Ministério das Cidades, Marcos Daniel Souza dos Santos; o diretor de Operações dos Correios, Temístocles Rodrigues de Azevedo Júnior, representando o presidente da estatal; o presidente da Confederação Nacional de Transportes, Wander Costa; o CEO do OBNSV, Paulo Guimaraes; o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Luciano Lourenço; o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Fabricio Galvão; o diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Souza Oliveira, dentro outras autoridades e convidados. 

Os Correios são parceiros desta campanha lançada há uma década. Seguindo modelos de movimentos sociais no mundo, como o Outubro Rosa e Novembro Azul, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) criou no Brasil, em 2014, o movimento Maio Amarelo, que foi abraçado pela sociedade e repercute em todo território nacional e em 30 países.  

Durante todo o mês, a campanha joga luz sobre esse tema que necessita ser constantemente discutido pela sociedade. A mobilidade está presente na vida de todos e por ser uma atividade tão corriqueira e universal, é necessário atenção.  

O secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão, destacou a importância do movimento em âmbito nacional: “Essa campanha é importante para todo o Brasil, porque nós somos ainda o 3º pais que mais mata no trânsito no mundo, e essa é uma marca que nos envergonha. São mortes evitáveis, que não têm preço. E essa campanha é um momento muito importante para intensificar as ações que já praticamos durante todo o ano. É um chamamento à sociedade, para que ela olhe e tenha uma angustia que nós temos. Não são ações só do governo federal, mas ações da sociedade civil e de todos os órgãos de trânsito em todo o país”.

O CEO do ONSV, Paulo Guimarães, também discursou sobre o objetivo geral e o foco diferente que haverá este ano: “A campanha foi produzida a partir de um movimento de toda a sociedade, e esse movimento é composto pelas mais diversas esferas de toda a sociedade. Este ano faremos um chamamento. “No trânsito, escolha a vida”, que embasa toda essa campanha e que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade na questão de fazer boas escolhas. E iremos fazer uma provocação diferenciada. A partir de agora, a gente começa a estimular a sociedade, estimular as pessoas a cobrar comportamentos de seus ciclos, das pessoas que estão ao seu redor”.

Representando o presidente da estatal, o diretor de Operações dos Correios, Temístocles Júnior, ressaltou o papel de conscientização que a empresa tem realizado junto aos empregados. “Como única instituição presente em todos os municípios brasileiros, detentora da maior frota logística do Brasil, com mais 23 mil veículos próprios circulando todos os dias pelas nossas ruas, avenidas e estradas, é de suma importância o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes e de promoção de educação viária. Regularmente, todos os empregados que conduzem os veículos dos Correios passam por treinamento de direção defensiva, legislação de trânsito e primeiros socorros. Também incorporamos tecnologias de segurança nos veículos e temos a meta de renovar, a cada quatro anos, 100% da nossa frota”, disse o diretor. 

Os Correios, que detêm a maior frota logística em âmbito nacional, possuem uma representatividade quando o assunto é trânsito. A estatal reforçará, ao longo deste mês e até setembro deste ano, diversas atividades internas voltadas aos empregados para tratar de assuntos como normas de segurança na condução de veículos, direção defensiva, boas práticas, sensibilização e conscientização dos condutores para um comportamento responsável no trânsito. 

Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, participa do lançamento do selo, conduzido pelo diretor de Operações dos Correios, Temístocles Junior.
Fotos: Carlos Alcanfor/Correios.

Selo 10 anos – Durante a cerimônia, os Correios também lançaram o selo personalizado e o carimbo comemorativo alusivos à celebração dos 10 Anos do movimento Maio Amarelo. A peça trás o número 10 com as cores da campanha, preto e amarelo, e o tema “No trânsito, escolha a vida”. 

Participaram do lançamento do selo e das obliterações o diretor de Operações dos Correios, Temístocles Rodrigues de Azevedo Júnior, juntamente com o secretário nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão; o CEO do OBNSV, Paulo Guimarães; o diretor geral do DNIT, Fabricio Galvão; o diretor geral da PRF, Antonio Fernando Souza Oliveira; o presidente da Confederação Nacional de Transportes, Wander Costa; o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Frederico Pieroti Arantes; e a diretora do Departamento de Segurança de Trânsito do Senatran, Maria Alice Nascimento Souza.

Esta importante mobilização agora está registrada na filatelia brasileira, reafirmando o compromisso dos Correios em contribuir para a segurança do trânsito no país.