OUVIR | BAIXAR

JU: Eu acho que o programa ajuda muito a se se posicionar no ramo empresarial. Por causa dessa pandemia, muitos jovens ficaram decaídos, principalmente na escola, e aqui tem os cursos, eu acho que ajuda mais a se recolocar, por causa da pandemia. 

LOCUTORA: Essa é a fala da Ju, de dezessete anos, que prefere assim se identificar à nossa reportagem. Ela é jovem aprendiz dos Correios há quase um ano. Da mesma forma que ela, centenas de estudantes passaram por situações difíceis durante o isolamento social gerado pela pandemia, e agora que tudo está sob controle, é preciso se recolocar no mercado de trabalho, ou melhor, no caso delas, ingressar nesse mundo tão concorrido. 

LOCUTORA: As jovens acreditam que um bom ambiente de trabalho foi o grande diferencial de ter trabalhado nos Correios, conforme conta Beatriz Carvalho, de dezoito anos: 

BEATRIZ: O Jovem Aprendiz na minha vida foi um passo inicial que eu precisava, um primeiro emprego, um primeiro contato com o que a gente precisa saber para ter uma jornada de trabalho legal. Aqui eu tive uma experiência muito interessante: eu aprendi como me portar dentro da empresa, como me portar diante de certas situações. Aprendi muito com minha chefe também, ela me ensinou como eu deveria agir naquele determinado setor, também me ensinou que eu tenho que lidar com os outros funcionários. Eu tenho que ter uma certa postura profissional, me ensinou que mesmo a gente sendo funcionário, temos uma vida, a gente tem que se importar consigo mesmo dentro da empresa, foi uma experiência muito boa.   

LOCUTORA: Nossas entrevistadas já estão no fim do contrato de trabalho. Durante esse período dentro da empresa, elas puderam ter novas vivências laborais e sociais, o que ajuda muito no amadurecimento dos jovens. 

LOCUTORA: O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, reforça o quanto esta iniciativa é importante para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, que também gera autonomia e renda às famílias brasileiras. 

PRESIDENTE – É um programa que vai muito além de uma obrigação legal. Acreditamos que ele faz a diferença tanto para nós, como empresa, que aprende com eles, como também aos jovens, que podem transformar suas vidas, descobrir aptidões e talentos, para no futuro, se tornarem profissionais mais preparados e éticos. Esta é a visão que temos para a nossa juventude, que precisa ser motivada e inserida nesse momento tão importante que vivemos de retomada dos grandes projetos de desenvolvimento para o país. 

Os Correios estão com inscrições abertas até o dia vinte e um de abril para o Programa Jovem Aprendiz 2023. São quatro mil, trezentos e oitenta e duas vagas, mais a formação de cadastro de reserva, disponíveis em todo o país. Do total das vagas, dez por cento são destinadas aos candidatos com deficiência, e vinte por cento aos que se declararem pretos e pardos. 

Para informações e inscrições, acesse o portal dos Correios na internet: www.correios.com.br