Em apoio às vítimas dos temporais que atingiram o litoral norte de São Paulo (SP) no último fim de semana, os Correios irão doar objetos de refugo às famílias desalojadas das regiões atingidas. A previsão é que mais de 20 toneladas de itens, incluindo material escolar, vestuário infantil, utensílios de casa e material de escritório, sejam triados e entregues aos órgãos de defesa civil e prefeituras da região ainda esta semana.

Nesta manhã (23), o presidente dos Correios, Fabiano Silva, acompanhou a entrega das primeiras doações de refugo na sede da empresa em São Paulo (SP). Foto: Divulgação/Correios

Um objeto postal é classificado como refugo quando passa por todas tentativas de entrega, não é procurado pelo destinatário, nem pelo remetente e passa do prazo de direito à reclamação, de 90 dias, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor.

“Em situações de calamidade pública, a responsabilidade social dos Correios se torna ainda mais essencial. Por isso, em apoio aos esforços do governo federal, estamos mobilizando nossa infraestrutura logística, em uma grande rede de cooperação, para ajudar as famílias atingidas”, destacou o presidente da estatal, Fabiano Silva.

Além das doações de itens de refugo, as agências dos Correios no estado de São Paulo estão à disposição das autoridades federais, estaduais e municipais para coletar e transportar donativos às pessoas afetadas pelas chuvas.

Solidariedade expressa – Historicamente, os Correios realizam, em âmbito nacional, a ação “Correios Solidariedade Expressa”, que consiste no transporte de donativos às vítimas de regiões em situação de emergência ou calamidade pública, oficialmente decretadas. A qualquer momento, seja dia, noite, feriado ou fim de semana, os Correios estão a postos para fazer o transporte gratuito de doações.