Os Correios participaram, na semana de 17 a 21/10, do Conselho de Operações Postais ​- COP na sede da União Postal Universal (UPU), em Berna, Suíça. A participação do Brasil e dos Correios tem por objetivo a defesa dos interesses nacionais e corporativos, mantendo e fortalecendo a presença institucional no cenário internacional.

O Brasil é um dos 192 países-membros da UPU, cuja principal missão é assegurar a organização e o aperfeiçoamento dos serviços postais e favorecer, nesse contexto, o desenvolvimento da colaboração internacional. Os Correios mantêm relações com todos os países que integram a União Postal, que garante o acesso universal de indivíduos e instituições a toda e qualquer região do globo por meio dos serviços postais. A rede postal mundial regulada pela organização tem sido amplamente utilizada para os intercâmbios decorrentes do comércio eletrônico internacional (crossborder e-commerce) e os países membros e respectivos operadores, a exemplo dos Correios, têm trabalhado para adaptar a rede às necessidades do e-commerce, sem deixar de lado as necessidades do usuário individual e dos pequenos comerciantes.

Conselho de Operações Postais na sede da União Postal Universal. Fotos: UPU.


O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, integrou o painel dedicado à discussão da inovação no setor postal do Fórum de Inovação organizado pelo COP. Ao lado de representantes dos correios da China, dos E.U.A. e da Noruega, o dirigente dos Correios abordou diversos aspectos sobre a importância da inovação para os operadores designados manterem sua relevância em um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Destacou ainda como medidas inovadoras implantadas pela empresa asseguraram um serviço de qualidade, em um território de dimensões continentais, como as iniciativas Minhas Importações e a implantação de lockers para distribuição. Salientou como, concomitantemente, ações internas visaram o engajamento de todos os empregados para que a centralidade do cliente passasse a ser uma realidade e se refletisse nos resultados positivos alcançados.

Por fim, mencionou ações com foco no comércio eletrônico crossboarder, que possibilitarão aos Correios servirem de plataforma para o e-commerce dos demais países da América Latina, e fez questão de reforçar a importância da UPU para a promoção da inovação e da qualidade do serviço nos países membros, citando o exemplo do projeto RFID (Identificador por Radiofrequência) implementado no Brasil e que foi em parte financiado pelo Fundo de Melhoria da Qualidade do Serviço da UPU.

Próximo a Berna, o presidente Floriano Peixoto visitou o Centro de Tratamento de Encomendas do Correio Suíço, unidade recentemente inaugurada e que faz parte de uma estratégia de regionalização do tratamento das encomendas motivada pelo aumento da quantidade de objetos em decorrência do e-commerce. Posteriormente, foi recebido pelo Sr. Masahiko Metoki, Diretor Geral da Secretaria Internacional da UPU, e pelo Sr. Marjan Osvald, Vice-Diretor Geral, quando discutiu com os dirigentes da UPU as tendências do setor postal mundial e as formas de colaboração entre a Secretaria Internacional da UPU e os operadores designados dos países membros. Outra agenda ocorreu com presidente do COP, Sr. Jean-Paul Forceville, da França. O Brasil ocupa a Vice-Presidência do COP representativa do grupo geográfico das Américas e os Correios participam ativamente das Comissões e de diversos grupos de trabalho deste Conselho.

Presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e Masahiko Metoki, Diretor Geral da Secretaria Internacional da UPU.

Antes de seu regresso ao Brasil na sexta-feira, 21 de outubro, o Presidente dos Correios marcou presença na sessão plenária do Conselho de Operações Postais, que discutiu os encaminhamentos para os diferentes estudos técnicos em execução pelas Comissões do COP, envolvendo questões como segurança, qualidade de serviço, remuneração, sustentabilidade, tratamento aduaneiro, transporte e matriz de produtos e serviços. Também integraram a delegação brasileira, representantes do Departamento de Gestão de Produtos Internacionais dos Correios.

Exposição Independência em Selos 

A sede da UPU contou com a exposição filatélica “Independência em selos”, organizada pelos Correios do Brasil, em comemoração ao Bicentenário da Independência. A mostra retrata os vínculos dos serviços postais com os principais acontecimentos da história do Brasil e a relação entre o país e a UPU desde sua adesão ao órgão, em 1877. A cerimônia de inauguração aconteceu na quarta-feira (19) com a presença do presidente Floriano Peixoto, da embaixadora do Brasil junto à Suíça, Claudia Fonseca Buzzi, do secretário-geral da UPU, Masahiko Metoki, e dos representantes das delegações presentes em Berna para o COP. Na ocasião, foi lançado carimbo comemorativo do evento pela Embaixadora do Brasil e pelo Diretor Geral da UPU.

 

Presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e a embaixadora do Brasil junto à Suíça, Claudia Fonseca Buzzi.

Presidente dos Correios, Floriano Peixoto.