Para apresentar o rico universo dos selos e resgatar a prática do colecionismo, os Correios realizaram, nos dias 6 e 8 de setembro, a Oficina de Filatelia para 12 turmas do Colégio Mackenzie, em Brasília. No total, foram mais de 500 crianças participando do projeto Correios nas Escolas, que se concentraram em turmas na biblioteca para assistir ao vídeo sobre a história do selo, receberem orientações sobre como colecionar e criar a sua primeira coleção de selos.

Coroando a parceria com o Colégio Mackenzie, no dia 14 de setembro, no auditório da unidade no Lago Sul, em Brasília, houve o lançamento do livro “Rondon – O Marechal da Paz”, do autor Mauricio Melo Menezes, conselheiro da instituição. A obra é ricamente ilustrada por selos e retrata a história de Marechal Rondon, o patrono das Comunicações. Com imagens e textos que se conectam, o livro conduz o leitor pela vida do personagem, com abordagem informativa e didática. Além da participação no evento de lançamento, o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, fez uma mensagem na abertura do livro. 

O livro é composto de imagens e textos que se conectam

Oficina de Filatelia – Entre tantas experiências aprendidas, a ação visa despertar o interesse em conhecer os temas das peças filatélicas e utilizá-las para fins de pesquisa e ilustração de trabalhos escolares, como também incentivar sua utilização como recurso didático, dado o seu potencial pedagógico.

Para estimular o hábito de colecionar selos entre os jovens, as oficinas contam com atividades como palestras, práticas filatélicas, salas de leitura e de pesquisas sobre emissões postais.

Filatelia – O estudo dos selos postais, também chamado de Filatelia, estimula o aluno a observar, coletar, selecionar, estabelecer relações, organizar imagens e informações utilizando o raciocínio lógico, a visão espacial, a criatividade e o senso estético. Ao serem utilizados na realização de trabalhos escolares, os selos incentivam a socialização e promovem a comunicação.

Administrações Postais de vários países têm realizado ações importantes com o objetivo de, sobretudo, posicionar a Filatelia no universo infanto-juvenil, além de promover seu crescimento entre o público em geral, na medida em que divulga o trabalho e os eventos de repercussão nacional e internacional de grande parte das instituições.