Os Correios comemoram, neste mês de setembro, além do Bicentenário da Independência do Brasil, o aniversário de lançamento do rádio no país. Comemorado todo o dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Rádio remete ao nascimento de Edgar Roquette Pinto, responsável pela primeira transmissão de rádio no país, que aconteceu em 7 de setembro de 1922. Roquette também inaugurou, em 1923, a primeira rádio oficial brasileira: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC. O rádio foi o primeiro veículo voltado para a comunicação em massa, adotado rapidamente pela população no uso diário para informação, entretenimento, cultura e educação.

Marcando esta data tão especial, os Correios lançaram, no último dia 7 de setembro, em um evento especial no Rio de Janeiro (Theatro Municipal), o selo comemorativo em homenagem aos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil, que ocorreu em 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado (RJ), para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Após um século, novas diretrizes permeiam a radiofonia. No analógico, a expansão do espectro de FM e a criação da faixa estendida, dando melhor qualidade às emissoras que antes eram de AM. Em vista dos avanços tecnológicos, a profissionalização do meio, com a implantação de um rádio apoiado por dados, com maiores possibilidades interativas com o público, também ganha destaque.  A prestação de serviço, com o imediatismo do rádio, ganhou mais espaço. O esporte só cresceu, com a sua eloquente locução, cheia de emoção no rádio. Hoje, até o humor se casou com o esporte e a internet apoia e dá novos rumos. O rádio segue se reinventando e continua sendo, democraticamente, o meio que nos acompanha em todos os lugares. Nesses cem anos, o rádio no Brasil se expandiu através de sua capacidade de unir a credibilidade e o dinamismo do online, alcançando a marca de mais de 9.000 emissoras e sendo ouvido por mais de 80% da população.

Selo – O lançamento filatélico dos Correios conta com um conjunto de quatro selos ilustra elementos que sintetizam a história do início do rádio no país. Em primeiro plano à esquerda está o rádio, marcando o início da primeira transmissão em 07 de setembro de 1922. À direita, ao microfone está Roquette-Pinto, responsável por fundar a primeira emissora do país e considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

Ao fundo do rádio círculos aumentam gradativamente, representando a propagação das ondas sonoras criando a ideia de a linha do tempo desde a sua primeira transmissão em 1922 até 2022. A técnica usada foi computação gráfica. Foram confeccionados 14 mil blocos, cada um composto por 4 selos (total de 56 mil selos no valor de R$ 3,25 cada selo), que podem ser adquiridos pelo valor R$ 13,00 cada bloco. 

Veja o vídeo exclusivo dos Correios sobre o aniversário do rádio no Brasil e o selo comemorativo em nosso canal no Youtube.