Está em cartaz no Museu Correios, em Brasília/DF, a exposição Bicentenário da Independência, que reúne peças que marcaram a história dos Correios ao longo desses 200 anos. Entre os itens, está uma Caixa de Coleta – Com Coroa Imperial e iniciais de D. Pedro II; o Códice Bahia, um manuscrito encadernado contendo o juramento dos Correios a Constituição brasileira de 1824; a placa de selo “Olho de Boi de 10 Réis (não emitido)” – Comemorativa ao Centenário da Independência do Brasil em 1922; selos da “Série Comemorativa ao Bicentenário da Independência do Brasil” e uma mala postal do Correio Urbano, do século 19. 

Também aberta à visitação, a mostra Encontro das Artes possui obras de artistas de várias partes do Brasil, que estavam no acervo dos equipamentos culturais dos Correios em Brasília, Recife e Salvador e, agora, encontram-se acessíveis ao público no Museu Correios. 

Para completar a visita ao museu, a exposição permanente Os Sinais e As Coisas – Das Fogueiras à Internet proporciona uma viagem no tempo. Os telégrafos Bréguet, Morse, Baudot, além de telefones antigos, documentos, fotos e depoimentos contam a história das telecomunicações no Brasil e exibe um panorama da evolução dos sistemas de comunicação. É possível ainda apreciar o “Ford de Bigodes” usado em 1927 pelo Marechal Rondon na sua última missão: a demarcação de fronteiras no extremo oeste do Brasil.  

Ao disponibilizar ao público parte do seu acervo histórico, a empresa estimula a preservação da memória nacional, fortalece o seu papel de agente social e contribui para o desenvolvimento humano e econômico do país. Os Correios cumprem a sua jornada de encurtar distâncias, valorizar a cultura nacional, proporcionar o acesso aos bens culturais, preservar o patrimônio material e imaterial, além de desenvolver ações educativas, sociais e ambientalmente responsáveis. E novidades ainda estão por vir!

Serviço 
Exposição Bicentenário da Independência – visitação até 30/9/2022
Exposição Encontro das Artes – Visitação até 23/9/2022 
Exposição Os Sinais e As Coisas – Das Fogueiras à Internet – permanente  
Local: Museu Correios – Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A – Edifício Apolo. Brasília (DF)
Telefone: (61) 2141-9276
Horário: De segunda a sexta, das 10h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h