O comércio eletrônico foi um dos principais setores de destaque durante a pandemia de covid-19. O distanciamento social alavancou as vendas on-line e a comodidade de adquirir produtos e serviços sem sair de casa tem feito com que o setor continue avançando, mesmo após o fim da maioria das restrições sanitárias. Essa realidade de consumo gera oportunidades e também desafios aos empreendedores brasileiros, que precisam chegar até o cliente, mesmo atendendo à distância. Para discutir esse cenário, possibilidades e estratégias, os Correios reuniram especialistas no I Fórum Logístico em Anápolis, realizado nessa quarta-feira (3), no auditório do teatro São Francisco.  

O evento foi aberto pelo presidente da estatal, Floriano Peixoto, que destacou como a empresa tem avançado no atendimento às necessidades do setor, com investimentos na capacidade operacional, tecnológica e digital, em soluções para o e-commerce, ampliação do parque logístico, na renovação de sua frota, entre outros. “O desempenho do segmento de encomenda internacional representa atualmente cerca de 70% da nossa receita operacional, o que nos coloca em uma robusta posição de destaque de operações logísticas completas no Brasil”, detalhou.  

Palestras – O Fórum, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Amcham Brasil, Grupo Porto Seco Centro-Oeste e com a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), contou com cinco palestras direcionadas a empresários e empreendedores da região. A primeira apresentação foi realizada pela publicitária e consultora do Sebrae, Rita Sampaio, que apresentou o panorama do e-Commerce no Brasil, tendências e estratégias para atuar no setor. “Para as pequenas e médias empresas, pode ser melhor investir no mercado on-line com entregas pelos Correios do que abrir mais lojas físicas”, afirmou.  

Everaldo Fiatkoski, representante do Porto Seco Centro-Oeste, detalhou a atuação dos portos secos no comércio exterior brasileiro, apresentou a estrutura, operações e soluções oferecidas em Anápolis e a importância da parceria com os Correios: “Traz muita sinergia com os negócios do porto seco, mas principalmente benefícios para os clientes, tanto em custos quanto em condições de atendimento”, pontuou.  

As diversas soluções dos Correios para o comércio eletrônico foram apresentadas pela superintendente executivo da Diretoria de Negócios, Paula Guinatti, que destacou os aplicativos dos Correios, soluções como o Correios Empresas, serviço Correios Log+ e soluções de entrega, como mini envios, PAC e Sedex, entrega no vizinho, Locker dos Correios, Clique e Retire, logística reversa, todas relevantes para os empreendedores do e-commerce. “No dia a dia, estamos atentos às necessidades do e-commerce. No Brasil inteiro temos contato com os clientes e aprendemos com vocês também para cada vez mais trazer soluções que ajudem as empresas a crescer”.  

Humberto Brito, gerente de Relacionamento e Negócios Internacionais dos Correios, detalhou os serviços de Exportação e o Correios Packet, um produto ágil para importação com muitas vantagens, como entrega rápida e abrangente e rastreamento completo. “As soluções têm o desembaraço postal muito ágil, tanto na origem, aqui no Brasil, quanto no destino”.  

O publicitário Jayme Diogo, da AMCHAM, apresentou cases de sucesso do e-commerce brasileiro e o segredo por trás das histórias bem-sucedidas. “O desafio é nos resgatar daquilo que nós somos e o que a nossa empresa pode ser, que é o lado humano, principalmente no momento-chave, depois da compra”, revelou.  

No encerramento do fórum, o superintendente dos Correios em Goiás, Frank Moura, destacou a relevância do evento para toda a região e aproveitou para parabenizar a cidade de Anápolis pelos 115 anos comemorados nessa semana. 

Correios em Anápolis – A cidade goiana conta com uma unidade do Correios Empresa, a CEM DAIA. O canal é especializado no atendimento às empresas da região e torna mais célere o acesso a serviços logísticos da estatal, com custos mais competitivos. A unidade CEM é a primeira etapa do projeto dos Correios para o Polo Logístico de Goiás. Recentemente, a empresa autorizou a criação do Centro Internacional (CEINT) Centro-Oeste, a ser instalado em Anápolis, para a nacionalização de objetos postais da região. A previsão é de que esse novo centro trate pelo menos 350 mil remessas de importação por dia e que essa unidade esteja funcionando até o fim do ano. 

Correios Empresa no DAIA, em Anápolis/GO

Hoje, a nacionalização dos objetos vindos do exterior que chegam ao país é feita em três Centros Internacionais, todos localizados nas regiões Sul e Sudeste do Brasil: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). Um quarto centro a ser implantado em Valinhos (SP) em breve iniciará as operações de nacionalização de encomendas internacionais. 

E com a instalação de mais um centro em Goiás, os Correios ampliarão o parque operacional, trazendo ainda mais qualidade a sua capacidade produtiva e à rotina de entrega da carga internacional.